img119 Notícias
Publicado em 03/11/2011 às 13:35

Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada

O Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, criado e sediado em São José, completa 75 anos no próximo dia 8. Para comemorar, haverá sessão solene na Câmara na próxima sexta e missa especial no sábado.

O pedido de sessão foi feito pelo presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB). “As Pequenas Missionárias têm realizado um trabalho de muita importância”, disse ele.

A missa será celebrada pelo bispo Dom Moacir Silva, na Catedral São Dimas. Para a madre Teresa Isabel de Maria Imaculada, presidente do instituto, as celebrações serão a oportunidade de agradecer a Deus e às pessoas que ajudaram a obra.

O trabalho das missionárias começou com tuberculosos, nos anos 20. Na região, são 40 religiosas que atuam em hospitais como Pio 12 e Antoninho da Rocha Marmo, em São José, e Stella Maris, em Caraguá.

Eles realizam, anualmente, mais de 1 milhão de atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Em São José, a atuação inclui duas creches e uma escola rural, que juntas atendem a 390 crianças, dois abrigos para idosos, a administração de uma residência episcopal e cinco casas de formação religiosa.

A congregação foi criada pela Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico. De Santos, ela foi encaminhada a São José para se tratar de tuberculose, na década de 1920. Decidiu, então, iniciar um trabalho humanitário na cidade, que foi reconhecido pelo 1º bispo de Taubaté, Dom Epaminondas Nunes D’ávila e Silva. Em 1936, a atuação do grupo foi reconhecida pelo Vaticano.

Madre Teresa Isabel diz que é uma alegria comemorar a data.

“Sinto uma grande responsabilidade. Procuro aplicar, no dia a dia, todo o ensinamento caridoso que madre Maria Teresa nos deixou.”

O Vaticano avalia processo de canonização da madre. Seus restos mortais estão depositados em uma urna na Capela do Sanatório Maria Imaculada, em São José.

SAIBA MAIS

Sessão Solene
Sexta, dia 4, às 20h, na Câmara de São José dos Campos, a pedido do vereador Juvenil Silvério (PSDB)

Missa
Sábado, dia 5, às 15h, na Catedral São Dimas, celebrada pelo bispo Dom Moacir Silva

Pelo mundo
A Congregação das Pequenas Missionárias tem sede em São José. Atua em quatro Estados brasileiros e no Distrito Federal. Outros três países (Itália, Portugal e Moçambique), contam com o trabalho missionário de religiosas, que prestam assistência humanitária

Fonte: O Vale

Faça um Comentário