Depois do bairro Novo Horizonte, na Zona Leste, é a vez de um dos mais antigos bairros de São José dos Campos, ganhar a sua história contada por seus próprios habitantes: o bairro de Santana. E isso será feito por meio do programa Memórias, que a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), criou com objetivo de estimular as reflexões sobre o patrimônio cultural, a partir do trato com as memórias.
Outra proposta do programa, que em Santana, colocará em prática o projeto Memórias dos Bairros, é formar de um acervo em cada espaço cultural da FCCR, com registros de história oral, imagens e documentos históricos sobre o bairro onde ele está sediado.
Santana, próxima parada: Para o sucesso do projeto é imprescindível a participação dos moradores da região. Como? É muito simples: se você tiver fotos, documentos ou mesmo histórias para partilhar é só procurar o Espaço Cultural Cine Santana. Lá, agentes ligados ao projeto vão começar a organizar o acervo e também o “Café com Histórias”, uma forma que se encontrou para formar grupos de moradores antigos que compartilhem suas histórias sobre o bairro e com isso, passam a resgatar e valorizar a memória cultural do lugar.
No Parque Novo Horizonte, onde foi realizado o primeiro projeto, o espaço cultural do local, Eugênia da Silva, já possui um amplo acervo sobre a história do bairro. Moradores colaboraram na doação de fotos, documentos, além de muitas e muitas histórias. O mesmo será feito agora, no bairro de Santana.
Memórias: O programa começou no ano passado, a partir de uma parceria entre dois departamentos da FCCR: a Ação Cultural Descentralizada (ACD) – que gerencia as atividades dos 12 espaços culturais que a instituição mantém nos bairros – e o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que cria e executa ações voltadas para a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Fonte: Fundação Cultural Cassiano Ricardo