poca Utilidade Pública
Publicado em 08/08/2018 às 09:14

UFSCar lança portal de cursos gratuitos a distância com certificação

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou, no último mês de julho, o PoCA – um portal de cursos abertos e gratuitos oferecidos na modalidade a distância, destinado à comunidade acadêmica e ao público em geral, com certificação, também gratuita, ao participante. O PoCA pode ser acessado no endereço eletrônico poca.ufscar.br, onde já estão disponíveis cinco formações nas áreas de Design, Educação a Distância e Ensino Híbrido, com carga horária variando de duas a 10 horas.

Proposta de cursos

Além de oferecer a possibilidade de capacitação e aperfeiçoamento, o PoCA está aberto para receber a proposição de novos cursos. O proponente pode ser servidor docente ou técnico-administrativo da UFSCar ou de qualquer outra instituição de Ensino Superior.

Para enviar as propostas, é necessário preencher informações como nome do curso, descrição, justificativa, público-alvo, carga horária, objetivos, critérios para certificação e bibliografia básica, bem como indicar quais materiais didáticos e atividades do Moodle serão utilizados – o formulário já apresenta uma série de opções.
Caso necessário, a SEaD oferece apoio na produção de materiais didáticos, criação de banco de questões, edição da sala virtual no Moodle, além de suporte e orientação durante todo o processo de propositura. Os interessados em propor cursos devem ler o regulamento e fazer a proposição. Quem preferir, pode entrar em contato com a SEaD, pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente, na própria Secretaria.

Assessoria pedagógica gratuita

Diferentemente do PoCA, que tem um público-alvo mais amplo, o Inovaeh busca incentivar a inovação pedagógica e tecnológica do trabalho docente e, assim, é direcionado a professores do Ensino Superior, podendo também subsidiar a prática de professores da Educação Básica.
Os usuários podem, inclusive, utilizar o serviço de assessoria pedagógica do Inovaeh – o Assessoraeh -, contando com a orientação dos profissionais da SEaD para práticas pedagógicas que utilizem abordagens híbridas e apoiadas em TDIC. Os serviços do Assessoraeh estão disponíveis para toda a comunidade da UFSCar pelo Sistema de Apoio Moodle (SAM).
Além de materiais constantemente atualizados pela equipe pedagógica da SEaD, o Inovaeh oferece cursos – até agora, cinco já estão disponíveis e outros serão lançados em breve. Saiba mais em inovaeh.sead.ufscar.br.

Fonte: UFSCar
Imagem: Reprodução