computer-1591018_1280 (1) Utilidade Pública
Publicado em 12/08/2019 às 15:41

Saiba evitar o novo golpe que rouba WhatsApp de quem anunciou produto ou serviço no GuiaSJC

Um novo golpe no WhatsApp tem chamado a atenção de plataformas de anúncios, como o GuiaSJC, uma vez que já gerou algumas vítimas. Os ladrões utilizam dados de anúncios para roubar suas contas no aplicativo de mensagens.
A fraude não utiliza nenhum tipo de malware ou programa malicioso para roubar dados, por isso a segurança depende da atenção e cuidado do próprio usuário. Neste artigo você entenderá como o golpe funciona e como se proteger.

Como o golpe funciona?

Os golpistas entram em contato com a vítima por meio de ligação ou mensagens no WhatsApp, utilizando os contatos disponíveis no GuiaSJC, e se passam por funcionários da ClickMidia.
Os ladrões elaboram diversas histórias para fazer com que o cliente passe códigos de verificação enviados por SMS. Podem alegar que precisam fazer um link entre o GuiaSJC e o WhatsApp do cliente, podem dizer que precisam confirmar alguns dados ou até informar que o anúncio vem recebendo uma grande quantidade de reclamações. Acredite, eles são criativos e convincentes.
Enquanto conversa com a vítima, o fraudador inicia o processo de instalação do WhatsApp do cliente em outro celular. O suposto código de verificação enviado por SMS é, na verdade, o código de autenticação do novo dispositivo que está sendo cadastrado, enviado pelo próprio WhatsApp. Ao passar esse código, a vítima libera o acesso para o golpista ao seu aplicativo de mensagens.
Após conseguirem roubar o WhatsApp do cliente, os ladrões enviam mensagens para os contatos mais recentes, geralmente familiares ou amigos próximos, pedindo empréstimo para pagamento de uma despesa urgente. Dessa forma, através da conta de um laranja, eles conseguem extorquir os envolvidos nesse golpe, além de ter acesso a informações pessoais contidas nas mensagens do aplicativo.

Como me proteger?

  • Ative a verificação em duas etapas do WhatsApp;
  • Nunca compartilhe os códigos de validação e segurança que chegam em seu celular;
  • Não é necessária validação com código de segurança para anunciar no GuiaSJC;
  • O GuiaSJC nunca pedirá informações que permitam acesso à sua conta via chat, telefone, SMS, WhatsApp e redes sociais;
  • Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a empresa.

Fique atento! Nesse golpe, a segurança depende da sua própria atenção e cuidado.