ft11 Sorteios
Publicado em 22/10/2011 às 11:00

Sorteio da comédia Os Ruivos

Depois de passar por oito Estados e mais de 60 cidades do país, o espetáculo “Os Ruivos” faz sua estreia em São José dos Campos, dias 21, 22 e 23 de outubro, no Teatro Colinas. Escrita por Pedro Monteiro e Leonardo Neves, a comédia tem direção de Cynthia Reis e mostra que a comunidade rubra também sofre preconceito.

O GuiaSJC e o Teatro Colinas sorteia um par de ingressos, participe do sorteio, boa sorte!

Sorteio dia: 22/10 (sábado)

Data da peça: 23/10 (domingo) às 19hs.

 

Entenda a peça:
Ameaçados de extinção e cansados dos apelidos maldosos como “arroto de fanta” e “água de salsicha”, os ruivos reúnem-se após anos de bullying e chacota e anunciam a sua plataforma de reivindicações. Entre as exigências estão os direitos a meia-entrada em dermatologistas, a cota ruiva na universidade, a Parada do Orgulho Ruivo, a eleição do mascote Ferrugem para as Olimpíadas de 2016, entre outras.

Para unir a minoria rubra, a peça convoca os ruivos de São Paulo para subirem ao palco em performance coletiva com os atores Pedro Monteiro e Thábata Tubino. “A Caravana Vermelha está cruzando o Brasil, e chegou a hora dos ruivos de São Paulo reunirem-se”, conclama a atriz.

Ao abordar os temas do bullying e do preconceito racial, o espetáculo serve de metáfora para falar de maneira leve e divertida da discriminação às diferenças como um todo “Em algum momento, todo mundo sofreu com preconceito. Por ser gordo, magro, baixo, alto, negro, pela religião que possui. E mostrar isso pelo humor – no nosso caso, evidenciando a cor dos pêlos – é um jeito de mostrar que existe a segregação do diferente e que isso pode mudar”, afirma Pedro Monteiro, ator e autor da peça.

Ele também conta que os ruivos nem são contabilizados pelo censo. “Isso acontece porque o IBGE leva em conta a cor da pele e não dos pêlos”, explica o ator. “Ainda mais hoje, que todo mundo quer acabar com os pêlos – nadadores, jogadores, homens, mulheres. A gente quer mais é evidenciar os pêlos e ter orgulho deles”, brinca.

Desde criança os ruivos aprendem o duro sentido da palavra segregação. Graças às sardas e à pele clara, a minoria rubra brasileira é taxada de ‘gringa’ em seu próprio país e excluída do censo do IBGE. “Quando vou à praia os vendedores falam comigo em inglês”, desabafa o ator. “Eu sou ruivo, mas sou brasileiro”, afirma Pedro, com orgulho. Misturando comédia, realidade e ficção, Os Ruivos aborda questões que dizem respeito não apenas aos portadores de cabelo vermelho e sardas, mas a todos nós.

 

FICHA TÉCNICA

Idealização: Pedro Monteiro
Texto: Leonardo Neves e Pedro Monteiro
Direção e trilha sonora: Cynthia Reis
Elenco: Pedro Monteiro e Thábata Tubino
Direção de arte: Junior Santana
Iluminação: João Gioia
Produção executiva: Thábata Tubino
Direção de produção: João Bernardo Caldeira
Realização: Companhia Jogo de Cena e São Bernardo Produções

Duração: 60 minutos
Classificação etária: Livre

 

Apresentações no Teatro Colinas.

Shopping Colinas – Av. São João, 2200 – Jd. Colinas- São José dos Campos
Tel.  (12) 3204-5236

 

Clique aqui para ver as regras do sorteio.

Como Participar:

Basta deixar seu nome completo e um comentário (no final desta página) ou clicando no bloco ao lado. 

 

(Foto: Divulgação)

Atualizado 22/10/2011

35 comentários neste Artigo

  1. Pingback: Super Desconto no Teatro Colinas | Guia SJC - São José dos Campos

  2. Josiane dos Santos Goulart de Oliveira
    Sou ruiva original de fábrica e mereço um par de ingressos para eu e meu esposo desprenconceituoso. Quero muuuuiiiito assistir a esta peça...rsrsrs
  3. Samantha Emanuela Valadares
    Quero muito assistir essa peça! Sou ruiva e adoraria entender melhor esse mundo, além do mais, também gostaria de saber como encarar os apelidos sem graça!!
  4. Ronaldo carlos
    Ir ao teatro é um habito saúdavel q todos deveriam ter, é emocionante divertido e bom para tirar o stress do dia a dia. vamos ao teatro :) :(
  5. Simone Ferreira
    Eu preciso desses ingressos,la é um lugar onde posso encontrar o futuro pai do meu filho, ja que meu sonho é ser mãe de um bebezinho ruivo e sardentinho heheheehe
  6. Juliana Rodrigues Ferro
    tenho muuuuuita vontade de assistir essa peça....qd vi q estaria aqui em sjc pirei!!!!!! eu e minhas amigas ruivas merecemos muito ir!!!!! rsrsrsrsrsrs
  7. Diana Lourdes Prado de Morais
    Eu quero muito assistir... comédia com crítica social é muito legal....principalmente quando fala sobre uma característica que muitos deixam passar e zoam bastante com vários apelidos (às vezes maldosos).....comigo ainda não ocorreu um apelido maldoso, mas imagino como deva ser com quem já ouviu um....todos os meus apelidos tinham a ver com meu cabelo e sempre levei na brincadeira pois tenho orgulho de ser ruiva, e isso diferencia, nos caracteriza, nos dá personalidade, o que é legal...ser diferente é bom....mas dizer "estão em extinção" é sacanagem quando alguém fala, poxa vida, somos seres humanos também, em quantidade menor mas somos e merecemos respeito por termos essa linda cor de pelos! quero muito assistir, espero ganhar...:):):)
  8. Luiz Gustavo da Silva Lopes
    Luiz Gustavo da Silva Lopes, Seria perfeito este par de ingressos, para comemorar com minha namorada nossos 3 anos e 6 meses juntos. ^^

Comentários

Os comentários estão fechados.