banco-olhos-sorocaba Saúde
Publicado em 12/04/2017 às 15:32

Quatro captações de córneas no primeiro dia de campanha

A equipe do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) realizou quatro captações de córneas nesta segunda-feira (10), no Complexo Funerário da Urbam. O primeiro doador é um homem de 64 anos. As demais doações foram autorizadas na noite de segunda-feira. A equipe do BOS faz plantão durante 24 horas na funerária.

Todas as abordagens feitas no primeiro dia tiveram respostas positivas. O superintendente do BOS, Edil Vidal de Souza, se surpreendeu com a aceitação. “Se num dia conseguimos 4 doações, em um mês podemos atingir a expectativa de 100 a 150 doações. Foi uma boa marca para o primeiro dia. Mostra que a população da cidade está sensibilizada e consciente. Na verdade, são 8 córneas e 8 pessoas beneficiadas”.

Segundo Souza, a fila de espera pela doação de córneas na região do Vale do Paraíba, Campinas e Sorocaba chega a oito meses. Ele acredita que se São José dos Campos atender a meta, a fila pode reduzir para quatro meses. “As captações feitas aqui na Urbam terão um grande impacto na diminuição desta fila beneficiando um número maior de pacientes que necessitam do transplante para voltar a enxergar”.

Para Souza, a estrutura de acolhimento às famílias na funerária da Urbam interfere na aceitação das famílias. “A estrutura aqui acolhe muito bem as famílias o que facilita o nosso trabalho de abordagem. Este bom atendimento interfere e ajuda no processo de doação”. Para a captação, é preciso que um membro da família assine a autorização.

O procedimento de captação das córneas pode ser feito no período de 12 horas (temperatura ambiente) a 24 horas (sob refrigeração) após o falecimento. Depois de captada, a córnea é processada em laboratório e pode ficar armazenada por 15 dias. Por ser um tecido e não um órgão, a captação não precisa ser feita em hospitais.

Atualmente, o Próvisão realiza em torno de 12 cirurgias por mês. Há uma lista de 138 pacientes, inclusive de outras cidades, esperando para fazer o transplante. O controle da fila de doação é feito pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo. A captação é fruto de uma parceria entre a Urbam, o Próvisão e o Banco de Olhos de Sorocaba.

As entidades envolvidas, com apoio da Prefeitura, vão realizar campanha de conscientização sobre a doação de córneas na cidade em data a ser definida. Durante a campanha, serão oferecidos cartões de doador aos interessados.

FONTE: Prefeitura de São José dos Campos

Faça um Comentário