prototipo-bandeirantes Notícias
Publicado em 12/04/2017 às 15:43

Protótipo do Bandeirante passará por restauração

A Prefeitura de São José dos Campos coordena nesta quinta-feira (13) a retirada do protótipo do avião Bandeirante do Parque Santos Dumont, na região central da cidade. A aeronave será restaurada em um hangar do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica).

O trabalho de remoção e transporte da aeronave deverá durar quatro horas, das 8h às 12h. A partir das 7h30, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizará uma operação especial de trânsito para escolta da carreta que levará o Bandeirante até o DCTA, com quatro agentes em duas viaturas e duas motos.

O itinerário será pelas avenidas Adhemar de Barros, Heitor Villa Lobos, Benedito Matarazzo (contramão), Rua Paraibuna, Praça Marechal Eduardo Gomes e portaria do DCTA.

A revitalização do Bandeirante será realizada por voluntários, que são ex-funcionários da Embraer (pintores e mecânicos). O trabalho de revisão geral e pintura terá o apoio de 22 alunos do curso de mecânica de aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que terão atuação voluntária também.

A previsão é que o projeto de restauro, coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, com o apoio do DCTA e da iniciativa privada, seja concluído em 90 dias, com o avião sendo devolvido ao Parque Santos Dumont até o dia 27 de julho, data em que serão comemorados os 250 anos de fundação de São José dos Campos.

A revitalização, que terá início neste mês, é a mais completa dos últimos anos. A última manutenção, realizada há cinco anos, foi feita dentro do parque. Desta vez, o avião será removido para não causar transtornos para visitantes e alunos das duas escolas municipais que funcionam dentro da área de lazer.

O Bandeirante é um ícone da aeronáutica brasileira. No próximo dia 22 de outubro, completam-se 49 anos do primeiro voo da aeronave fabricada pela Embraer. O protótipo foi instalado no Parque Santos Dumont em 21 de fevereiro de 1981.
Frequentadores do parque destacaram a importância da revitalização do protótipo do Bandeirante.

“Este avião é um símbolo de São José e é necessário um cuidado especial com ele. Este projeto de revitalização é uma grande iniciativa e vai deixar o Parque Santos Dumont ainda mais atrativo”, disse o segurança de saúde no trabalho Antônio Carvalho, 55 anos.

“Quanto mais bonito e preservado estiver o protótipo do Bandeirante, melhor para o Parque Santos Dumont e para nossa cidade. Afinal, é um patrimônio histórico da nossa cidade”, afirmou o motorista Gilberto Faria, 43 anos.

Parque

O projeto de restauro do Bandeirante integra as ações da Prefeitura de São José dos Campos para revitalização do Parque Santos Dumont.

Desde fevereiro, já foram realizados no local serviços de limpeza das alamedas, roçada e podas das plantas. Também foi concluída, recentemente, a limpeza do lago do parque.

Localizado na Vila Ady Ana, região central da cidade, o Santos Dumont ocupa uma área de 46.500 metros quadrados. Exibe vasta área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground, entre vários outros atrativos.

No local também funcionam duas escolas municipais. Além do avião Bandeirante, o parque abriga outros modelos aeronáuticos, como a réplica do 14 Bis e maquetes de foguetes da família Sonda. Por dia, cerca de cerca de 500 pessoas visitam o parque.

FONTE: Prefeitura de São José dos Campos

Faça um Comentário