Golf Fitness Program
Por Juracy Barros – Golf Fitness Instructor, membro da ISTA (International Sports Trainers Association) e CREF/CONFEF, com cursos de especialização em treinamento físico para golfistas com argentinos e americanos
Embora o golf seja considerado um esporte seguro, quando não praticado de maneira correta pode ocasionar danos ao aparelho musculoesquelético, comprometendo e limitando severamente a capacidade de um jogador de golf, que muitas vezes resulta no desenvolvimento de padrões de compensação muscular e muitas dores.
Pesquisas cientificas comprovam e nos levam a pensar NBA vital relevância em uma preparação física especifica para jogadores de golf.
Durante o jogo de golf a execução de um swing requer uma força e mobilidade articular muito grande com alta carga de trabalho na coluna lombar.
Um programa de treinamento personalizado para o golf que supra as necessidades funcionais do swing, e uma avaliação biomecânica do swing pessoal de cada jogador, se faz necessária para que possamos permanecer em uma área de segurança fisiológica.
“Com esta proposta acho importante mencionar que a copia gera movimentos deturpados; quando se tenta copiar o outro não tendo as mesmas condições físicas e psicológicas, fatalmente o jogador vai se machucar; existe um processo e as necessidades individuais precisam ser avaliadas e respeitadas.”
De acordo com o objetivo de cada golfista, para que haja harmonia anatomofuncionais é necessário ajustar o comportamento muscular possível para cada biótipo, promovendo um equilíbrio nos requisitos necessários para o esporte:
- Resistência aeróbica
- Força
- Velocidade
- Potência
- Resistência Muscular
- Flexibilidade
- Coordenação neuromuscular
- Equilíbrio Estático e Dinâmico do Swing
Para que o golf cresça de forma consciente e responsável em nosso país é preciso entender que só o treino técnico não é o suficiente para a evolução golf e se quisermos estar junto aos grandes nomes desse esporte ainda pouco divulgado no Brasil vamos precisar nos preparar melhor.
“Quero manter você motivado em seu jogo através de um programa de treinamento físico abrangente, mantendo você em um nível competitivo.”
“Não existe um campo de golf igual ao outro; você precisa estar preparado para todos eles.” – Juracy Barros.
Golf Fitness Program
- Avaliação física
- Protocolo de biomecânica do swing e rotina já existente
- Diagnóstico e pontos gatilhos
- Objetivos e periodização
- Testes de análise evolutiva
Curiosidade – O Golfe nas Olimpíadas
A mais antiga prova escrita da existência do golfe, segundo historiadores, é na Escócia por volta de 1457, quando o Rei Jaime II decidiu proibir o jogo por considerar que este prejudicava o treino militar necessário à defesa do reino contra os ingleses.
O golfe já participou de duas olimpíadas: 1900, em Paris – França e 1904, em St. Louis – Estados Unidos, quando George Lyon, do Canadá, ganhou a medalha de ouro. A partir dessa última data, o esporte nunca mais participou das disputas dos jogos olímpicos.
Num dia histórico para brasileiros e golfistas do mundo todo, o COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou o retorno do golfe à olimpíadas. Dada a aprovação, mais a decisão de escolher o Rio de Janeiro como sede dos jogos olímpicos em 2016, o COI plantou uma nova semente no golfe mundial e principalmente no esporte brasileiro.
Ao sediar uma olimpíadas, o Brasil terá, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), pelo menos uma vaga garantida na disputa pela medalha de ouro.
Apesar de não ser um esporte de tradição em nosso país, os golfistas brasileiros comemoram o retorno do esporte às olimpíadas, que sem dúvida tem muito obstáculos a superar, mas com sua volta e estréia no Rio de Janeiro, talvez garanta maior apoio governamental incentivando o crescimento no país e sua popularização.
Juracy Barros – Golf Fitness Instructor
Treinamento específico para Golfistas (12) 9757-0879 / 9744-5202 / [email protected]
Fonte: 180 Magazine – Ano 3 – Nº #11.