Untitled-5 Política
Publicado em 05/10/2012 às 09:13

Reta Final das Eleições, disputa fica acirrada na cidade

A três dias da eleição, o candidato Carlinhos Almeida (PT) se mantém na liderança na corrida pela Prefeitura de São José com 52% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope/ Rede Vanguarda divulgada ontem. O petista recuou quatro pontos percentuais ante a pesquisa anterior, do dia 27 de setembro. Mesmo assim, ele ainda venceria a eleição no primeiro turno, com 58% dos votos válidos, segundo a sondagem Ibope.

Na segunda posição, aparece Alexandre Blanco (PSDB), que cresceu quatro pontos percentuais entre o final do mês passado e ontem, atingindo 31% das intenções de voto. A queda de Carlinhos e a subida de Blanco estão dentro da margem de erro da sondagem, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa, feita entre os dias 2 e 4 deste mês, ouviu 602 pessoas na modalidade estimulada quando o entrevistado recebe um cartão com os nomes dos candidatos. Todos os demais postulantes ao Paço, segundo o Ibope, estão empatados tecnicamente. Cristiano Ferreira (PV) aparece com 2% das intenções de voto, enquanto Antonio Alwan (PSB), Ernesto Gradella (PSTU) e Fabrício Correia (PSDC) somam 1%. Gilberto Silvério (PSOL) não pontuou.

Dos entrevistados, 6% declararam votar em branco ou nulo e outros 6% não souberam opinar ou não responderam. A pesquisa também simulou um segundo turno entre os dos candidatos melhores colocados. No embate, Carlinhos Almeida somaria 52% dos votos contra 33% de Blanco.

Desde julho, o Ibope divulgou seis pesquisas de intenção de voto em São José. Nelas, Carlinhos oscilou entre 48% e 56%, com queda somente nesta última. Blanco saiu de 9% para os atuais 31%. “Os números da pesquisa mostram que minha candidatura está consolidada na liderança. O joseense tem mostrado que compreendeu nossas propostas ”, afirmou Carlinhos. “Estamos confiantes no crescimento do Alexandre e ele subirá mais até o dia da eleição”, disse o coordenador da campanha de Blanco, Anderson Ferreira.

O Vale

Publicado em: 05/10/2012