Zona Azul tem falha na transmissão de Informações na cidade

O primeiro dia útil de funcionamento dos novos corredores de ônibus na região central de São José foi marcado pela necessidade de mais orientação aos motoristas, que ainda trafegaram irregularmente pelas faixas exclusivas de ônibus, e necessidade de ajustes. A implantação da cobrança da zona azul eletrônica no estacionamento do Parque Santos Dumont não funcionou como era esperado e a Secretaria de Transportes teve que suspender temporariamente a implantação do sistema.

O corredor da avenida Adhemar de Barros foi o que apresentou mais problemas. Em média, seis carros por minuto utilizaram irregularmente o corredor exclusivo de ônibus, na esquina com o parque. Agentes de trânsito devem permanecer essa semana nos corredores para orientar os motoristas sobre as mudanças. Depois que os motoristas estiverem adaptados, a prefeitura vai começar a multar.

O sistema de cobrança no Parque Santos Dumont vai precisar de ajustes para funcionar. Muitos motoristas reclamaram que não conseguiram fazer o pagamento das horas fracionadas. Eles se queixaram de ter que ficar procurando representantes da Serttel empresa responsável pela cobrança eletrônica, contratada pela prefeitura para pagar o estacionamento rotativo no parque Santos Dumont. “A empresa prometeu um novo dispositivo eletrônico de cobrança que não funcionou. O motorista que quer ficar menos tempo no estacionamento, não conseguiu pagar a fração da hora, tendo que comprar período maior”, criticou o assessor de operações do Transportes, Paulo Guimarães.

Segundo ele, a empresa não informou o valor da hora fracionada para a compra da zona azul. Até 15 minutos, o motorista paga R$ 0,30. Para duas horas, R$ 2,40. Ao redor do estacionamento do parque, a prefeitura não implantou parquímetros, como foi feito no centro. “Acredito que, com os parquímetros, esse problema poderia ser resolvido”, disse Guimarães.  A empresa Serttel não quis comentar ontem as falhas verificadas no sistema. O gerente de operações, Edson Zampieri, reclamou da falta de orientação da prefeitura. “A prefeitura está se preocupando com os ônibus, tirando vagas para os carros estacionar e não oferece nenhuma opção para bolsão de estacionamento”, disse.

A dona de casa, Cristiane de Andrade, que leva os filhos para estudar na escola infantil que fica dentro do parque, acredita que a implantação do estacionamento rotativo vai ajudar a ter mais vagas no local.  “Muitas vezes a gente não consegue estacionar para pegar os filhos na escola. Com a zona azul, esse problema pode ser resolvido”, afirmou. Os pedestres que passaram ontem pelas duas ilhas montadas pela Prefeitura de São José dos Campos, nas avenidas Madre Tereza e São José, próximo ao corredor exclusivo de ônibus, receberam orientações para a travessia segura.

A prefeitura instalou grades de segurança que obrigam o pedestre a parar na ilha antes de atravessar o corredor. Alguns pedestres ainda insistiam em não atravessar nas faixas de segurança. Nessas avenidas, o sinal fecha para os carros, mas continua aberto para os ônibus e vans, que começaram a transitar numa velocidade maior. Depois que o pedestre atravessa quando o sinal está fechado para os carros, ele tem que ir até a ilha apertar a botoeira e esperar em média 24 segundos até o sinal do corredor fechar.  Muitos estavam atravessando direto, sem parar no sinal, correndo o risco de serem atropelados pelos ônibus. “Acho que a travessia para o pedestre ficou mais segura com essa medida e vai ser melhor para quem anda de ônibus, que passou a circular mais rápido”, disse o aposentado Paulo da Silva.

Para orientar pedestres e motoristas sobre a segurança na travessia de ruas, respeito à faixa de pedestre, limites de velocidade e os perigos em se misturar álcool e direção, a CS Brasil e a Prefeitura de São José, iniciaram ontem a campanha “Esquina Segura”, nas vias de grande movimento. A campanha será realizada até o dia 3 de agosto.