A 12 dias de implantar mudanças que irão mexer com a vida de quem anda de ônibus e carro na região central de São José dos Campos, a Secretaria de Transportes começou a fazer ontem um trabalho de orientação para tentar esclarecer as dúvidas de usuários de ônibus e motoristas sobre as mudanças. No próximo dia 27, entra em operação a primeira fase do projeto de corredores de ônibus, com a entrega de 8,6 quilômetros de vias com novas sinalizações.
Os corredores serão implantados nas avenidas São José, Madre Tereza, Adhemar de Barros, José Longo, João Guilhermino, São João e nas ruas Luiz Jacinto, Antonio Saes, Francisco Rafael, Siqueira Campos, Francisco Paes e Paraibuna. As vias foram divididas em faixas exclusivas onde só ônibus e vans do transporte alternativo podem trafegar; faixas preferenciais carros podem trafegar pelo local, dando preferência aos ônibus e faixas que serão divididas por carros, motos e também os táxis. Segundo a prefeitura, os motoristas terão um tempo de adaptação. Depois, começa a segunda fase do projeto que é a da fiscalização, com aplicação de multas.
Para usuários de ônibus, a mudança é tida como positiva porque os veículos poderão andar com mais velocidade. “A gente vai poder ir mais rápido para casa” disse a auxiliar de limpeza Auremi Augusta. “A mudança pode levar mais pessoas a andar de ônibus, tirando muitos carros das ruas”, afirmou ontem o frentista Leandro Pereira. Já os motoristas não estão convencidos e acham que serão prejudicados, porque terão menos faixas para circular e menos pontos de estacionamento. “Essas ilhas que a prefeitura fez na avenida São José só prejudicaram o trânsito. Os carros ficaram apertados e corremos o risco de bater”, reclamou Alexandre Leite. “Na avenida José Longo, ficou pior. A gente não vai ter onde parar para descarregar”, disse o entregador de água, Adiel Serafim.
Os agentes de educação para o trânsito informaram aos usuários que os pontos da rua Coronel Moraes (subida do Paço) e rua Major Antonio Domingues serão desativados a partir do dia 21 de julho. Os pontos serão realocados em vias próximas. A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos vai reunir na próxima quinta-feira, comerciantes da região central para esclarecerem as dúvidas com os técnicos da Secretaria de Transportes, com relação aos novos corredores de ônibus.
A reunião será a partir das 8h30 na sede da entidade. A principal reclamação dos comerciantes é em razão da perda de vagas para os clientes estacionarem e para carga e descarga de mercadorias. Entre os pontos críticos das mudanças, estão os da a rua Paraibuna e avenida Adhemar de Barros, que vão perder vagas de estacionamento. Na Paraibuna, 16 vagas de deixarão de existir. A prefeitura afirma que vai implantar o sistema Zona Azul no entorno dessas duas vias e que vai liberar o estacionamento para carga e descarga. A rua Inconfidência, paralela à Paraibuna, terá mão dupla.
O especialista em transporte, engenheiro Sérgio Ejzenberg, afirma que a implantação de faixas exclusivas de ônibus melhora a fluidez do trânsito e pode levar mais pessoas para o transporte público. Ele diz que para otimização do sistema, quando não for horário de pico, as faixas de ônibus podem ser compartilhadas entre ônibus e táxis. A Secretaria de Transportes vai intensificar o trabalho de orientação aos motoristas e pedestres a partir do dia 27, com a implantação dos corredores de ônibus. Na avenida São José, a secretaria vai desenvolver um trabalho com pedestres para que eles apertem a botoeira e esperem o sinal fechar, para não atravessar no corredor enquanto o sinal estiver aberto para o ônibus.