Após ter registrado ontem as temperaturas máximas mais altas do inverno deste ano, o tempo volta a mudar hoje nas cidades do Vale do Paraíba e há possibilidade de chuva.
A mudança radical das condições do tempo é consequência da passagem de uma frente fria, que deve permanecer na região até amanhã.
De acordo com o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista, as temperaturas deverão ter queda de 10°C em média hoje em relação às verificadas esta semana, quando as máximas alcançaram 35°C em Taubaté e Guaratinguetá e 33°C em São José dos Campos.
Ontem à tarde, as temperaturas já estavam em declínio acentuado, segundo informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A frente fria irá melhorar as condições da umidade do ar na região, que nos dois últimos dias esteve próxima às do deserto do Saara.
Ontem, às 14h30, a umidade do ar registrada em São José dos Campos foi de 17%, a mesma verificada em Taubaté.
No Saara, a umidade média do ar varia de 10% a 15%, segundo os meteorologistas.
Com o tempo seco, a Defesa Civil de São José dos Campos registrou cerca de 200 focos de incêndio em mato em todas as regiões da cidade de junho até o começo desta semana.
No último domingo, foi registrado incêndio de grandes proporções na várzea do Banhado, no Jardim das Indústrias, na região oeste.
A passagem da frente fria deve elevar a umidade do ar nos próximos dias. A previsão é que a umidade média varie de 60 a 90%, entenda melhor lendo “Tempo seco em São José aumenta doenças respiratórias”
Fonte: O Vale