Servidores se vestem de azul para alertar sobre o diabetes

Funcionários da Secretaria de Saúde de São José dos Campos se vestiram de azul para conscientizar a população sobre a prevenção e os cuidados que devem ser tomados em relação ao diabetes. Essa mobilização integrou a Semana de Alerta e Combate a doença, que segue até segunda-feira (14).

São José dos Campos aderiu à causa e realiza ações para chamar a atenção da população sobre os perigos da doença que está virando epidemia. Outra ação dessa semana foi a iluminação azul do Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123 – Vila Santa Luzia). O prédio ficará iluminado com essa cor até terça-feira (15).

A ideia de iluminar monumentos de várias cidades em todo o mundo foi da International Diabetes Federation, no ano de 2007. Já no primeiro ano, centenas de locais aderiram ao movimento.

O azul foi escolhido por ser a mesma cor da bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU), única entidade que pôde apelar aos governos de todos os países para reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa sofrimento.

Outra atividade de conscientização organizada pela Prefeitura é a Feira de Prevenção do Diabetes, que será nesta sexta-feira (11), das 9h às 16h, na Rua Rubião Junior, entre a Praça Afonso Pena e o prédio da coletoria.

Serão montados 17 estandes para conscientizar a população sobre o tema da campanha desse ano: “O Diabetes não Discrimina”, já que atinge criança, jovens, adultos, idosos, pobres e ricos.

Na feira haverá orientações sobre os principais comportamentos de risco que podem provocar a doença como tabagismo, alcoolismo, hipertensão, idade, entre outros. Além disso, o público terá informações de como se prevenir da doença, quais são as complicações e os tipos de tratamento.

Também haverá verificação da pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, avaliação de obesidade, estresse e sedentarismo, orientações sobre como conservar e aplicar insulina, além de dicas de nutrição.

A estimativa é de que 10% da população de São José dos Campos, entre 30 e 69 anos, tenha diabetes do tipo 2. Esse número salta para 20% para as pessoas acima de 70 anos.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos