A região leste poderá ter um dos três shoppings que devem se instalar em São José dos Campos. Este foi um dos anúncios feitos pelo Prefeito e secretários municipais durante a audiência pública da noite de quarta-feira (14), no bairro Novo Horizonte, na zona leste da cidade. O encontro foi o último de uma série de 20 realizados em 2011. Participaram 175 moradores, que fizeram cem perguntas aos gestores municipais.
Na opinião do Prefeito, a instalação de um centro de compras na região leste vai contribuir para o desenvolvimento econômico da localidade, gerando empregos e favorecendo a mão obra existente no Novo Horizonte e bairros adjacentes. Ele também anunciou que o centro do bairro passará por uma reurbanização geral, incluindo recapeamento das ruas e reforma das calçadas. As obras começarão em fevereiro do ano que vem.
As principais reivindicações da população foram relacionadas às áreas de educação, segurança, transportes e obras. O secretário de Transporte confirmou que o aumento da fiscalização de trânsito na região, com a instalação de radares e lombadas eletrônicas, está no projeto para 2012. Ele acrescentou que todos os pedidos serão estudados pelos técnicos da pasta.
O secretário de Administração confirmou que a partir de janeiro os moradores terão acesso gratuito à internet. Os moradores interessados terão que se inscrever no programa, com direito a um ponto de conexão por residência.
A dona de casa Luciane Helena Ribeiro, de 47 anos, disse que a reunião foi excelente. “A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. Gostaria que esses encontros fossem realizados mais vezes durante o ano”, afirmou. Luciane falou ainda que a região leste, por ser muito grande, tem diversos problemas e que a audiência é uma maneira da população pedir ajuda.
Moradora do Novo Horizonte há 33 anos, Maria Célia Santos Silva definiu a reunião como muito positiva. “É a primeira vez que o encontro ocorre aqui. A ideia é muito válida, mas como a nossa região precisa de muitas melhorias, a Prefeitura deveria realizar essa conversa mais vezes”, disse a dona de casa de 60 anos.
Prefeitura Municipal