A comunidade da região norte de São José dos Campos conseguiu ontem uma vitória que aguarda há bastante tempo. O prefeito Eduardo Cury (PSDB) autorizou a implantação de uma subprefeitura na região, a exemplo das que já existem nos distritos de Eugênio de Melo e de São Francisco Xavier.
A nova subprefeitura será construída na sede da regional da SSM (Secretaria de Serviços Municipais), no Jardim Telespark. Inicialmente, ela oferecerá apenas serviços da esfera municipal, mas o governo tucano pretende fazer esforços para que concessionárias de serviços públicos, como Sabesp e Bandeirante Energia, e os governos federal e estadual ofereçam serviços na subprefeitura, que servirá de modelo para outras regiões da cidade.
A região norte reúne 71 bairros, 59.800 e ocupa uma área de 70,52 km². A decisão de criar a subprefeitura da região norte foi transmitida ontem pela secretária de Governo, Claude Mary de Moura, para um grupo de lideranças comunitárias da região.
“Estamos bastante contentes com a decisão do prefeito, pois a região precisa muito de uma representação mais perto da prefeitura”, afirmou José Amaury Delfino, coordenador da comissão de lideranças que tratou do assunto com o governo.
Segundo ele, a presença do poder público na zona norte facilitará muito o atendimento das solicitações da comunidade da região. Em um prazo de 10 dias, a comissão deve encaminhar ao governo uma pauta de sugestões de serviços considerados importantes para a região, para que a prefeitura possa definir o modelo da nova subprefeitura.
Segundo Claude, já está certo que haverá no local representação das secretarias de Relações do Trabalho, Serviços Municipais e Desenvolvimento Econômico, entre outras. A secretária de Governo afirmou que será elaborado um projeto de reforma da sede da SSM para abrigar a subprefeitura. A expectativa é de que a subprefeitura comece a funcionar até o final do ano.
Claude disse que ainda não é possível saber se haverá necessidade de criação de cargos para a subprefeitura.
“Inicialmente, as secretarias deverão disponibilizar funcionários para a unidade”.
O Vale