Após reclamações de ciclistas, a Prefeitura de São José dos Campos anunciou que vai investir até o final do ano R$ 7 milhões na construção de novas ciclovias. O montante representa quase o dobro do investido no ano passado R$ 4,3 milhões com a implantação de 20 quilômetros de faixas destinadas aos ciclistas.
De acordo com a Secretaria de Transportes, serão construídos 29 quilômetros de ciclovia até dezembro. Entre as principais pistas está a ligação da Via Oeste, no Jardim Colinas, com a avenida Benedito Matarazzo, marginal da Dutra, na zona sul.
Projeto prévio da pasta mostra que essa faixa vai ter cerca de três quilômetros de extensão passando pela avenida Miguel Naked, Supermercado Extra, Colégio Objetivo, novo Fórum, que está em construção, chegando até a passarela de acesso à zona sul pela marginal Benedito Matarazzo.
“Para fazer essa ciclovia, vamos precisar fazer uma passarela naquela ponte da avenida Jorge Zarur, marginal do Vidoca, próximo à Faap”, afirmou o secretário de Transportes de São José, Anderson Farias Ferreira. “Vamos colocar essa passarela para que o ciclista não tenha que passar pela Jorge Zarur, que é uma via de trânsito rápido, e com isso trafegue em segurança”, afirmou.
Também está prevista a construção de novas ciclovias nas zonas sul e sudeste da cidade, como na rua João Rodolfo Castelli, no São Judas Tadeu. Dados oficiais da prefeitura referentes a setembro do ano passado mostram que em toda a malha viária da cidade existiam apenas 18 ciclovias. Dessas, 12 considerada retalhos por ciclistas por terem menos de dois quilômetros de extensão e não oferecerem ligação entre as diferentes regiões da cidade.
Juntas, essas ciclovias somavam cerca de 52 quilômetros de extensão –o que representa menos de 5% da malha viária urbana. Em dezembro, a prefeitura informou que estavam em construção 17 quilômetros de novas ciclovias.
O ciclista Adolfo Querino Luiz, 36 anos, promove passeios semanais de bicicleta em São José e usa o veículo como meio de transporte. Segundo ele, o investimento só terá resultado se a administração construir faixas segregadas à pista destinada para carros. “Só pintar uma faixa no canto da via como já foi feito em outros lugares não adianta nada porque não traz nenhuma segurança”, disse.
Segundo ele, também é importante que a prefeitura faça faixas que liguem diferentes bairros ao centro. “Só fazer pistas dentro dos bairros não ajuda muito a rotina de quem usa a bicicleta para se locomover”, afirmou.
A Prefeitura de São José também trabalha desde o começo do ano passado na implantação do programa ‘Pedala São José’, que vai criar circuitos especiais aos ‘bikers’ aos domingos. Um dos circuitos será no Urbanova, zona oeste. O outro prevê ligar os parques Santos Dumont, no centro, com o da Cidade, zona norte.
Ambos os projetos estão na fase final, mas ainda não têm prazo para sair do papel.
O Vale