Quatro avenidas de São José dos Campos terão duas faixas destinadas à circulação dos ônibus sendo que uma será para o fluxo exclusivo e a outra, preferencial. É o que prevê projeto da prefeitura que irá implantar as faixas especiais nas avenidas João Guilhermino, São José, Francisco José Longo e São João esta última perderá as vagas de estacionamento, assim como a Paraibuna e a Adhemar de Barros.
O objetivo do projeto, denominado ‘Corredores’, é agilizar a viagem dos coletivos, que hoje não passam da velocidade de 11,5 km/h em alguns corredores da região central no horário de pico. O plano contempla ainda a construção de estações de pré-embarque que permitirão aos usuários pagar a tarifa antes de entrar no ponto de ônibus. A meta é tornar o embarque mais rápido porque os passageiros vão entrar pelas portas traseiras.
A Secretaria de Transportes informou que as faixas preferenciais servirão para possibilitar as ultrapassagens dos ônibus. “O transporte público não poderá circular por estas faixas (preferenciais), da mesma forma que os demais veículos não poderão transitar pelas faixas exclusivas”, diz trecho da nota. De acordo com a pasta, nas faixas preferenciais, os ônibus só poderão realizar manobras de acessos e conversões.
A prefeitura informou ainda que as faixas exclusivas não funcionarão 24 horas por dia e sim em determinados horários, não foram informados ontem. As mudanças devem começar a ser implementadas neste ano. Usuários que dependem do transporte público aprovam a criação dos corredores exclusivos de ônibus. Alguns enfrentam uma maratona de mais de uma hora para conseguir ir ao trabalho.
Segundo eles, além de agilizar a viagem, a medida irá tornar o sistema mais seguro. “Os carros e vans ultrapassam os ônibus o tempo todo e as vans fazem isso de um jeito perigoso porque querem chegar primeiro no ponto”, disse a dona de casa Ana do Carmo Marcelino, 48 anos, da zona norte.
Para o motorista Maurinaldo José da Silva, 45 anos, os corredores especiais devem vir com outras melhorias. “É preciso organizar o sistema e colocar mais linhas”, disse. Silva leva uma hora e 20 minutos para ir do Putim (sudeste), onde mora, ao Colonial (sul), onde trabalha. O projeto também prevê que criar uma faixa exclusiva para os ônibus na segunda pista da direita da avenida Adhemar de Barros.
O Vale