Começa nesta segunda-feira (6) e vai até 30 de junho o período de alistamento para o serviço militar. Rapazes que completam 18 anos até dezembro de 2014 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar, na Vila Industrial. Em São José dos Campos, cerca de 6 mil jovens devem alistar-se junto ao Exército Brasileiro neste ano.
Para se alistarem, jovens nascidos em 1996 devem levar certidão de nascimento ou outro documento de identidade (RG, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto recente, tamanho 3×4. No ano passado, 5.513 jovens se alistaram na Junta Militar no município.
O alistamento é obrigatório e o descumprimento pode acarretar contratempos, como o impedimento para retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, há previsão de multa, cujo valor varia conforme o tempo de atraso do candidato.
Aqueles que perderem o prazo de alistamento (2 de janeiro a 30 de junho de 2014) só poderão participar da seleção em 2015, para incorporação apenas em 2016. A Junta de Serviço Militar de São José dos Campos fica na Rua Saigiro Nakamura 500. Informações pelo telefone (12) 3912-2759.
Após a inscrição, o jovem recebe o certificado de alistamento militar, com a indicação de uma data para participar da seleção geral, a ser organizada entre os meses de julho e outubro. Quem for selecionado ingressará no Tiro de Guerra em 2015, e os que forem dispensados (a maior parte por excesso de contingente) se tornam parte da reserva das Forças Armadas.
O recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Se ao final de um ano de serviço, o recruta que quiser seguir na carreira militar deve se submeter a uma nova seleção, podendo permanecer em serviço por mais sete anos.