[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
A equipe de Lei Seca da Prefeitura de São José dos Campos vai reforçar a fiscalização nas ruas da cidade durante todo o período de Carnaval. Serão cinco noites de operação em parceria com a Polícia Militar, a partir da noite desta sexta-feira (13), em pontos estratégicos.
“Nosso objetivo é garantir que as festas aconteçam com segurança no trânsito. Vamos conversar com os motoristas sobre os riscos em misturar álcool e direção, mas quem insistir em infringir a lei certamente será flagrado pela fiscalização”, ressalta André Correia, coordenador do Educatrânsito.
Além de blitze, a equipe do departamento do Educatrânsito – Educação para o Trânsito – fará abordagens educativas em bares e nos bairros em que houver atividades do Carnaval oficial de São José, com a distribuição de material da campanha e utilização do bafômetro descartável.
A campanha da Lei Seca ocorre em São José desde junho de 2014. Além de ações educativas, são realizadas blitze nos finais de semana. Em seis meses, a Secretaria de Transportes realizou 27 dessas ações, vistoriando cerca de 1.600 veículos. No total, 36 pessoas foram detidas por embriaguez ao volante.
Quem for flagrado dirigindo sob a influência de álcool, com resultado entre 0,05 a 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido, recebe multa de R$ 1.915,30, tem a carteira de habilitação recolhida e o veículo só pode ser retirado por outro motorista com carteira e que não tenha consumido bebida alcoólica.
Acima do limite 0,33 miligramas o caso é considerado crime de trânsito, passível de multa de R$ 1.915,40, recolhimento da CNH e detenção em flagrante do motorista, que pode receber pena de seis meses a três anos de prisão.