Moradores do Jardim das Indústrias criam Programa Vizinhança Solidária

O programa Vizinhança Solidária no Jardim das Indústrias, na zona oeste de São José dos Campos, prevê começar a valer a partir da primeira quinzena de outubro. Com isso, a troca de informações de suspeitos entre vizinhos, a instalação de câmeras e a promoção de um conjunto de posturas e medidas pessoais entre os moradores serão os próximos trabalhos que serão feitos por moradores em parceria com o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Oeste e a Polícia Militar.

As três principais vias do bairro a Crisantenos, Zimeas e a Manoel Bosco Ribeiro, serão as três primeiras ruas a receberem o programa. “A conscientização será o primeiro trabalho, depois virá o cadastramento das pessoas para o programa, a colocação de câmeras e as placas nas casas. Elas serão monitorados pelos próprios moradores e vizinhos”, disse a presidente do Conseg Oeste, Edna Zordan.

Para o morador Ademir Ricardo de Almeida, 58 anos, cidades que possuem este tipo de programa têm mais eficiência no atendimento emergencial. “A polícia atende mais rápido às emergências de assaltos e até casos suspeitos. Na última quinta conseguimos apresentar a essência do programa aos moradores, como deve funcionar a e a importância para garantir seguranças nas ruas”, disse.

O que é: Programa Vizinhança Solidária

Objetivo: Cria-se uma rede de contatos entre vizinhos em conjunto com a Polícia Militar a fim de garantir segurança e inibir assaltos e ação de criminosos

Onde: Jardim das Indústrias