parque-cidade Notícias
Publicado em 14/07/2017 às 08:33

Manutenção em parques oferece mais qualidade

Os parques de São José dos Campos estão ganhando tratamento especial. A Prefeitura vem reforçando os serviços de conservação e implementação de melhorias para garantir mais conforto à comunidade e ampliar as opções de lazer à população. As ações estão sendo realizadas em conjunto pelas secretarias de Manutenção da Cidade, Urbanismo e Sustentabilidade e Esporte e Qualidade de Vida.

No Parque da Cidade (zona norte), por exemplo, as equipes intensificaram os serviços de manutenção do jardim projetado pelo arquiteto paisagista Roberto Burle Marx. Também já foram realizadas as limpezas do espelho d’água do complexo da Residência Olivo Gomes e do lago.

Desde o início de junho, estão sendo realizados mutirões de roçada geral e podas de árvores em todo o parque. As melhorias incluíram ainda recuperação do piso das trilhas e substituição de brinquedos quebrados no playground infantil e no playground do parque canino.

Além disso, foram instalados quatro banheiros em contêineres nas proximidades do Pavilhão Gaivotas e do Cefe (Centro de Formação do Educador).

O Parque da Cidade, localizado a avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, é um dos principais cartões-postais de São José e recebe cerca de 20 mil visitantes por mês.

Ocupa área de 960.160,17 metros quadrados e é tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural).

Entre as principais atrações estão extensa área verde, lago e ilha artificial destinados ao lazer contemplativo, além de trilhas que propiciam caminhadas agradáveis, onde pode-se observar alguns animais típicos da região tais como capivaras, garças, macacos e tucanos.

No Parque Santos Dumont, foi realizado nos últimos dias um mutirão de podas de árvores e conservação da jardinagem. Neste mês de julho, haverá conservação e limpeza das três maquetes de foguetes da família Sonda e da réplica do avião 14 Bis.

A Prefeitura programou para o próximo dia 27 de julho, aniversário de 250 anos de fundação da cidade, o retorno do protótipo do avião Bandeirante ao parque. Enquanto isso, a aeronave está sendo restaurada no hangar do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) onde foi construída.

Desde janeiro, o Parque Santos Dumont está recebendo diversos serviços de manutenção, incluindo reparos nas áreas de entrada do parque e nas alamedas.

Localizado na região central da cidade (rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000, Vila Adyana), o Parque Santos Dumont ocupa uma área de 46.500 metros quadrados e recebe cerca de 45 mil visitantes por semana.

Exibe vasta área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground, entre vários outros atrativos. No local também funcionam duas escolas municipais.

FOTO: Lucas Alexo
FONTE: Prefeitura de São José dos Campos

Faça um Comentário