festival-gastronomico Cultural
Publicado em 17/07/2017 às 08:55

IV Festival Gastronômico Rural

O Festival Gastronômico Rural apresenta uma viagem gastronômica cultural, com iguarias de dar água na boca e satisfazer os mais exigentes paladares. Os 20 espaços de comida caipira trazem receitas de diferentes regiões do Estado, com tradições e receitas passadas por gerações.
Para quem gosta de fazer umas comprinhas, o festival terá artesanato com artigos de decoração, bordados, colchas de cama, roupas de crochê, além de produtos para beleza e bem estar.
Realizado pela Associação Cultural Tatuapé, o festival tem por objetivo proporcionar o encontro do que há de rural na Capital do Vale do Paraíba.

Chef Idolo Giusti participará do Festival Gastronômico Rural, em São José dos Campos

Arroz mateiro e varal de carnes com jacaré e porco, por exemplo, serão algumas das delícias preparadas pelo chef.
Chef-Idolo-Giusti-Tachada

Durantes os dias 21, 22 e 23 de julho, o chef Idolo Giusti, da Giusti Eventos, de São Paulo, participará pela primeira vez do Festival Gastronômico Rural. A quarta edição do evento acontecerá no Parque Roberto Burle Max – Parque da Cidade, em São José dos Campos, e tem entrada gratuita.
Especialista em comida mateira, o chef tem tudo para instigar o paladar dos visitantes. Não será difícil identificá-lo no local: costuma atrair a atenção das pessoas ao preparar com maestria o arroz mateiro (feito com verduras e legumes da época) em uma grande panela. Na ocasião também montará um incrementado e chamativo varal de carnes, que terá entre outras opções porco e jacaré, este último, a grande aposta de sucesso no evento. “Não é uma carne tão fácil de se encontrar no dia a dia, mas é muito saborosa. Quem já comeu carne de jacaré vai querer repetir e quem nunca experimentou, com certeza vai ter curiosidade”, afirma Giusti.
Chef-Idolo-Giusti-Varaldecarne
Há algum tempo o chef segue a linha da gastronomia sustentável e do consumo consciente. Entre as ações, serve a comida sob uma folha de bananeira orgânica. O produto é tratado e adequado para este uso, é totalmente ecológico e o descarte também é orgânico. “A folha de bananeira combina muito com o meu tipo de comida que é mateira. Além, é claro, de dar um charme à apresentação”, diz.

Sobre “Idolo Giusti Neto”:
De origem italiana, portuguesa e espanhola, vem de um berço de ouro em termos culinários, com muita garra e determinação dos avós e bisavós que chegaram ao Brasil e a Serra da Cantareira, há um século. Colonizadores, agricultores e fazendeiros deram origem à história do chef. Com essa bagagem, o chef vem cozinhando e trocando experiências com grandes mestres da gastronomia – de forma profissional há 10 anos – e passando por diversas cozinhas no Brasil e Argentina. Dessa pré-disposição que está no sangue da família somada à paixão pela comida, surgiram o Giusti Eventos e o Cozinhando nas Alturas, este último um projeto que envolve gastronomia e expedição, outro tema de interesse do chef.
Pelo Giusti Eventos realizou inúmeras festas e eventos. Já pelo projeto ‘Cozinhando nas Alturas’, que surgiu em 2012, o chef Giusti foi convidado pela equipe da Mercedes-Benz a cozinhar a bordo do veleiro interoceânico de Mike Horn, famoso explorador e aventureiro sul-africano. Em 2014, o chef subiu o Aconcágua. O projeto está na segunda fase e prevê mais uma aventura, dessa vez inédita: descer os rios de Roraima e da Amazônia de SUP (Stand Up Paddle), no ano que vem.
Giusti também participou do programa “A Batalha – Food Truck”, transmitido pela GNT, em 2015. Em dezembro de 2016 fez uma participação especial no programa Hell´s kitchen, do Sbt, passando seus conhecimentos sobre comida mateira.
Chef-Idolo-Giusti

Festival Gastronômico Rural
Data: 21, 22 e 23 de julho.
Horário: Sexta e Sábado das 11h às 22h e domingo das 11h às 20h
Local: Parque Robert Burle Max – Parque da Cidade
Endereço: Avenida Olivio Gomes, 100 – São José dos Campos
Entrada Livre – Grátis
Estacionamento no local

FOTO Tachada: Cristiane Silva/Foto Nativa
FOTO Chef Idolo Giusti: Cristiane Silva/Foto Nativa
FOTO Varal de Carnes: Cristiane Silva/Foto Nativa

Faça um Comentário