A Prefeitura de São José dos Campos instalou 29 novos parquímetros em 13 ruas do centro. Os aparelhos começam a funcionar nesta quinta-feira. Os equipamentos foram implantados em algumas das principais vias, como Sebastião Humel, Siqueira Campos, Francisco Saes e Major Antônio Domingues.
Com o pacote, o centro passará a ter 573 novos pontos de estacionamento rotativo, incluindo 13 vagas para deficientes e 18 para idosos. A região conta hoje com 1.204 vagas para carros e 36 bolsões para motos espalhados em cerca de 30 ruas.
O objetivo da Secretaria de Transportes é garantir mais mobilidade e ampliar as s alternativas de estacionamento. Apesar de ampliar a oferta de vagas de Zona Azul, a medida gerou polêmica, principalmente entre moradores da rua Major Antônio Domingues, que já preparam um abaixo-assinado pedindo explicações à prefeitura.
A via recebeu dois novos parquímetros. O dentista Gustavo Henrique Rennó Resende, 26 anos, disse que levou um susto ao visitar a tia e a namorada, que moram na rua. “Grande parte da rua é residencial e o parquímetro muda negativamente dia a dia de quem mora ali. Não concordo com medida, que é unilateral”.
Segundo ele, moradores e comerciantes deveriam ter sido consultados e comunicados com antecedência. Já a dona de casa Wilma Labela, 75 anos, que mora na rua Major Antônio Domingues, elogiou a iniciativa, que segundo ela vai aumentar a presença dos marronzinhos e deixar a via mais segura. “Eu gostei da instalação dos parquímetros.”
A Secretaria de Transportes informou que o objetivo da implantação dos novos parquímetros é aumentar a rotatividade de veículos e agilizar o tráfego onde os motoristas encontram dificuldade para estacionar. Sobre as reclamações dos moradores de que não foram consultados, a pasta informou que desde agosto último vem tratando da mudança através de reuniões realizadas com a população, comerciantes e ACI (Associação Comercial e Industrial).
O Vale