A Embraer Defesa e Segurança fechou contrato para a compra de 50% das ações da Atech Negócios em Tecnologia, empresa nacional de sistemas que atua na área de Defesa. Desde 2011, a divisão de Defesa da Embraer já era dona de 50% das ações da Atech. Com a aquisição, divulgada ontem, a Embraer Defesa e Segurança passa a deter 100% das ações da companhia, que presta consultoria, suporte técnico e logístico e desenvolve sistemas de tecnologia para as Forças Armadas. A empresa foi responsável por desenvolver, para a Aeronáutica, todo o sistema usado para o controle do tráfego aéreo no país.
Batizado de Sigma (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), o novo sistema foi testado, pela primeira vez, em junho deste ano, durante a Copa das Confederações. O produto foi criado para modernizar o Sisceab (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), usado pelos controladores de voo. Segundo o presidente da Atech, Jorge Ramos, o Sigma é capaz de reduzir o impacto dos voos atrasados e os custos operacionais das companhias aéreas. Ele integra em uma base de dados as informações repassadas pelas empresas, aeroportos e órgãos de controle com as informações meteorológicas. “O objetivo é planejar melhor a movimentação do espaço aéreo brasileiro, com pelo menos uma semana de antecedência”, disse Ramos,em nota.
Segundo a Embraer, a conclusão do negócio ainda está sujeita ao cumprimento de determinadas condições usuais para esse tipo de transação, que deverá exigir avaliação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). “A associação entre as duas empresas tem sido extremamente positiva, criando diversas oportunidades de negócio e contribuindo para ampliar o portfólio de produtos e serviços nas áreas de sistemas, defesa e segurança e controle de tráfego aéreo, complementares ao negócio aeronáutico”, disse, em nota, Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança. “Além disso, o fato de poder contar com o reconhecimento internacional da Embraer ajuda a reforçar o posicionamento da Atech no mercado brasileiro e no exterior.”
A Atech desenvolve soluções estratégicas de comando, controle e inteligência e disponibiliza serviços de consultoria especializada e suporte técnico. Com sede em São Paulo, a empresa passou a atuar, também, no Parque Tecnológico de São José.