Dona de lojas no calçadão, reclamam de abandono

Lojistas do Calçadão da rua Sete de Setembro, principal referência do comércio de rua de São José dos Campos, pedem melhorias para o local, principalmente na iluminação pública. Na avaliação dos empresários do comércio varejista estabelecidos no Calçadão, as luminárias públicas são insuficientes.

A queixa é que a prefeitura demora para trocar as lâmpadas queimadas. Segundo lojistas, a “iluminação precária” é motivo de insegurança para clientes, que evitam frequentar o Calçadão após as 18h. “Além de não ser apropriada, há demora na reposição das lâmpadas queimadas”, afirmou Matheus Bessa, lojista do local.

Ele disse que a melhoria da iluminação é uma questão de segurança para os lojistas e consumidores. Bessa relatou que, em dezembro, mês de pico de vendas do comércio, havia lojas na rua que não permaneciam abertas no período noturno, por causa da falta de iluminação no local. “Vários comerciantes fechavam mais cedo”, afirmou o lojista.

“Não há incentivo para as pessoas virem ao centro. Falta iluminação e segurança”, afirmou recentemente o comerciante Rogério Alivei, ao reclamar do sistema de iluminação da rua. Outra queixa dos comerciantes é com relação à limpeza das coberturas laterais das fachadas das lojas e a limpeza geral do Calçadão.

“O Calçadão não é mais um lugar agradável. As coberturas laterais das lojas estão sujas. A rua só é lavada uma vez por mês”, afirmou o comerciante Estelino Silva.

Segundo ele, o sentimento é de “abandono”. “Não há diálogo com a atual administração. Ninguém escuta”, disse. O empresário afirmou que as queixas dos cerca de 90 lojistas do Calçadão são comuns, mas não são ouvidas pelo poder público.

O presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José, Felipe Cury, disse que a entidade está aberta ao diálogo com os comerciantes. “A entidade está em sintonia com o Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) no projeto de revitalização do centro”, afirmou o dirigente.

Cury relatou que ontem se reuniria com técnicos da Secretaria Municipal de Obras para tratar de planos para a melhoria do sistema de iluminação do centro todo. “É preciso melhorar toda a iluminação do centro, com troca do sistema”, afirmou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras informou que estuda melhorias para a iluminação do Calçadão da rua Sete de Setembro. O estudo está sendo realizado pelos técnicos da pasta. No entanto, não há prazo para execução de projetos.

Além disso, secretaria informou que o Calçadão passa todo mês por uma lavagem, que é realizada pela SSM (Secretaria de Serviços Municipais).

A última lavagem aconteceu no dia 8 de janeiro deste ano. Também são limpas as grelhas pra evitar entupimento em dias de chuva e acabar com o mau cheiro. Segundo a pasta, as floreiras também recebem manutenção da Secretaria de Serviços Municipais, como a troca daquelas que estão quebradas e o replantio de flores. A SSM faz reparos na iluminação, como troca de lâmpadas.

O Vale