[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
O dia D de mobilização da campanha de vacinação contra a Influenza será neste sábado (9), das 8h às 17h, quando 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para receber os pacientes que fazem parte do público-alvo. O endereço das unidades está na página da Secretaria de Saúde no site da Prefeitura de São José dos Campos ou no Link.
Bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, funcionários de saúde, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas com doenças crônicas podem tomar a vacina gratuitamente.
Para a coordenadora do programa de imunização da Prefeitura, Cristina Alvarenga, o dia D é importante para a intensificação da campanha. “É um dia de mobilização nacional. A unidade de saúde está aberta para atender a população para as ações de vacinação.”
Além de imunizar contra a gripe A H1N1, a vacina, que é trivalente, irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus Influenza – A (H3N2) e B. A vacina que será aplicada foi produzida pelo Instituto Butantã, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.
A influenza é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A e a vacina tem poucas contraindicações. Pacientes em estado febril grave não devem tomar a vacina, assim como pessoas que apresentaram reações anafiláticas após ingestão de ovo, em doses de vacinas anteriores ou a qualquer componente da vacina. Ela pode ser aplicada simultaneamente com qualquer medicamento ou outro tipo de vacina e não provoca gripe ou eventos adversos graves.
O período de incubação da influenza varia em média de um a quatro dias, porém pode chegar a sete dias. O período de transmissão em adultos ocorre entre 24 horas antes do início dos sintomas e dura até três dias após o final da febre, o que em média é um período de sete dias no total. Nas crianças, o período de transmissão é mais longo, podendo durar de dez a 14 dias.