São José dos Campos vai receber neste ano uma unidade própria do Via Rápida Emprego, programa de qualificação profissional criado pelo governo do Estado. A medida fará com que a cidade aumente em cinco vezes o número de alunos formados pelo programa em 2011, 600 pessoas foram qualificadas em São José.
O anúncio da construção da unidade foi feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) na última sexta-feira, durante cerimônia de entrega de 349 apartamentos populares no Parque Interlagos, zona sul da cidade. O investimento para a construção da sede do Via Rápida é estimado entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões.
O terreno a abrigar a unidade será cedido pela prefeitura, que priorizará a região central para aproveitar as linhas do transporte público. “Não adianta fazer unidade longe, onde ninguém consegue chegar. Quem procura esse tipo de curso trabalha durante o dia e quer estudar à noite. Temos que facilitar o caminho dessas pessoas”, disse o prefeito Eduardo Cury (PSDB).
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, frisou que haverá aumento na oferta dos cursos oferecidos na cidade atualmente são 17. “Vamos ampliar esses cursos de acordo com a demanda. Temos estudos sobre o mapa do emprego que nos dirão o que a cidade precisa”, disse Barbosa.
O local da unidade do Via Rápida e os novos cursos serão anunciados em fevereiro, data do próximo período de inscrição para o programa. As obras para a implantação do local devem durar de seis a oito meses. A implantação da unidade fixa do Via Rápida em São José também deverá atrair profissionais das cidades vizinhas.
Atualmente, os cursos são realizados nas cidades do Vale do Paraíba aproveitando a estrutura de entidades como Etec (Escola Técnica), Fatec (Faculdade de Tecnologia), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e no Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
A ampliação da atuação do Via Rápida no Estado será intensificada em outras regiões. A intenção do governo é aumentar o número de alunos formados de 34 mil para 125 mil até o final de 2012. A inscrição para concorrer às vagas do Via Rápida são feitas pela internet.
O Vale