Crianças de baixa renda recebem cultura através da Fundhas

Com o objetivo de desenvolver nos pequenos o hábito pela leitura, o gosto pela informação e o amor pelo conhecimento entra em cena, a partir deste mês, o projeto “Leitura em Movimento e Cinema em Ação”, desenvolvido pelo Centro de Recursos Didáticos da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas).

Uma Kombi, com adesivos do projeto e ‘recheada’ com grande acervo literário, cinematográfico e baús lúdicos, percorrerá quatro vezes por semana as unidades da instituição. A previsão é levar livros infanto-juvenis da literatura brasileira, filmes e documentários didáticos a mais de 3 mil crianças entre 6 e 13 anos de idade.

Além do acesso a pesquisas e leitura dentro da Kombi, as crianças poderão emprestar os livros que mais lhe agradarem e devolvê-los na próxima vez em que o veículo passar pelo local. As exibições de filme serão feitas nas instalações das unidades.

“De uma forma que foge do comum, as crianças se sentem mais envolvidas, atraídas pelos livros e assim vão pegando amor pela cultura”, diz a bibliotecária, Ângela Silva.

Para a aluna da Unidade do Parque Industrial, Isabela Toledo Delduck Nogueira, 8, será divertido ter uma “biblioteca móvel” por perto. “Vamos poder ler qualquer história e vai ser muito legal porque eu nunca vi uma biblioteca assim”, afirmou.

Prefeitura Municipal