Em meio à discussão dos projetos Bela Fachada e Centro Vivo, que têm como objetivo revitalizar o centro de São José dos Campos, funcionários, comerciantes e clientes voltaram a cobrar ontem mais segurança no local. Para eles, mais importante do que reformar as fachadas é aumentar o número de policiais e guardas municipais nas ruas da região.
A atendente Joelma Honorato reclama da iluminação na Praça do Sapo. Todos os dias após o trabalho ela vai a pé para a faculdade. “Eu tenho medo de passar pela praça. Eu passo correndo.” Já Mário Ribeiro, proprietário de uma banca na Praça Afonso Pena, queixou-se da falta de guardas municipais.
“A praça é frequentada por maus elementos. Eu já vi gente fumando maconha à luz do dia. É preciso colocar mais guardas municipais.” Pessoas que trabalham e frequentam o centro de São José consultadas ontem também cobraram a recuperação das calçadas.
No mês passado, foram registradas nove ocorrências no centro, sendo quatro furtos e três roubos ocorridos à noite. O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar em São José, capitão Sadi Fernando Stamborowski, disse que no centro já é feito policiamento a pé, através de viaturas e através de câmeras de segurança nas ruas. O Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) disse que com a revitalização, a Praça do Sapo receberá nova iluminação.
O Vale