Cidade tem redução nas linhas de Ônibus Públicos

Uma nova polêmica promete alimentar o debate sobre o sistema de transporte coletivo em São José: um estudo divulgado pela direção municipal do PSDB acusa o governo Carlinhos de reduzir em 15% no número de horários de ônibus. O levantamento comparou o número de partidas centro/bairro e bairro/centro entre julho deste ano e dezembro do ano passado. De acordo com o estudo, baseado na planilha de horários de ônibus disponível no site da prefeitura, a cidade perdeu 1.438 partidas, sendo 1.023 a menos em dias úteis e 415, nos finais de semana.

Segundo o estudo, a região leste foi a que mais perdeu em número de viagens durante a semana, com 442 partidas a menos. Uma das linhas mais afetadas foi a 204A (Novo Horizonte/Via Pedro A. Cabral) com menos 37 partidas. Já nos finais de semana, a região Sul foi a que mais perdeu partidas, com 216 viagens a menos. Na região, uma das linhas mais afetada foi a 325 (Bosque dos Ipês/Jardim Satélite – via Jardim Sul), com 38 partidas a menos.

A ausência das linhas já começou a ser sentida por moradores de alguns bairros. “Percebi uma demora nos ônibus da região oeste. Final de semana nem espero o Limoeiro, demora tanto que prefiro ir até a Dutra pegar o Viação Jacareí”, disse a assistente de importação Sara Tavares. Segundo a teleoperadora Janaina Pereira, 18 anos, a uma diminuição principalmente no final de semana. “Às vezes, fico mais de 40 minutos esperando a linha do Colonial.” Anderson Farias Ferreira, ex-secretário de Transporte, e presidente do PSDB, diz que a iniciativa de fazer a pesquisa surgiu de reclamações da população. ” É normal que as pessoas demorem um pouco para perceber que o ônibus que pegava antes em determinado horário não está mais passando.”

O estudo apontou ainda que cinco linhas foram excluídas: 126 (Caeté/Terminal Central), 129 (Santana/Terminal Central), 132 (Alimentadora Caeté/Alto da Ponte), 218 (Terminal Central/Rodoviária – linha circular no centro) e 312 (Satélite/Terminal Central). “Não houve a criação de linhas que suprissem a demanda das linhas com partidas diminuídas. Com a redução, o custo de manutenção do sistema naturalmente cai. Isso deveria interferir no preço da passagem”, disse Ferreira.

A Secretaria de Transporte informou em nota que o estudo não é válido, uma vez que “compara um mês de 2012 em período regular com o mês de férias de 2013”. “O mês de dezembro de 2012 foi rodado com tabela normal (cheia) com reforço de Natal em algumas linhas”, afirmou João Pedro Saraçol da Silva, técnico da secretaria. Segundo a administração municipal, durante o período de férias ocorre “redução de 20% a 30% no número de passageiros transportados e, assim, é padrão uma readequação das tabelas horárias.” A partir de amanhã, o ponto de ônibus da rua Coronel Morais, próximo da igreja Universal, será excluído. As linhas que seguirem em direção ao cemitério Municipal pararão na rua Antonio Saes, 100m do antigo local. Já as linhas que seguirem em direção à praça Afonso Pena pararão no novo ponto que será criado na rua Francisco Paes, 150m do anterior.