Cidade tem meta para ampliar calçada para o final do ano

A Prefeitura de São José dos Campos planeja construir até o final do ano 20 mil metros quadrados de calçadas em áreas públicas. O trabalho, sob a responsabilidade da SSM (Secretaria de Serviços Municipais), integra o programa Calçada Segura, implantado com o objetivo de garantir a acessibilidade dos cidadãos, que poderão se deslocar com mais segurança, sem dividir o espaço nas ruas com os carros, motos e bicicletas.

De acordo com a SSM, de janeiro a outubro deste ano a pasta já executou 17.521 metros quadrados de calçadas em praças, ruas e prédios públicos municipais.

O Calçada Segura envolve várias secretarias, sob a coordenação da Assessoria da Pessoa com Deficiência. A meta, segundo a assessoria, é construir entre 40 mil e 50 mil metros quadrados de calçadas por ano. A assessoria conclui um levantamento da situação das calçadas em 900 prédios públicos.

“Vamos saber como estão as calçadas, os locais onde elas já estão adequadas e onde não estão”, afirmou o vice-prefeito e assessor para Pessoa com Deficiência, Luiz Antonio Ângelo da Silva. Na sua avaliação, o programa está em expansão. “A sociedade comprou a ideia”, frisou o vice-prefeito.

A pasta também desenvolve projetos denominados Rampa Segura e Travessia Segura, complementares ao Calçada Segura, explicou Luiz Antonio. A assessoria mantém uma equipe técnica que orienta a comunidade na construção de calçadas. No ano passado, a prefeitura fez campanha e determinou a proprietários de imóveis de 62 ruas e avenidas a adequação do passeio.

A SSM constrói calçadas em praças, áreas verdes e vielas da cidade. A construção é feita de duas formas, no piso de concreto ou bloquetes. A SSM executa ainda a instalação de guias rebaixadas nas faixas de travessia de pedestres para uma melhor mobilidade das pessoas com deficiência e idosos.

Segundo a pasta, neste ano, 248 rebaixamentos de guias foram instalados pela cidade. Além destas obras, serviços como a operação tapa buraco, nivelamento de guias e sarjetas e construção de bocas de lobo são executados pela SSM.

A Secretaria Municipal de Educação também integra o programa e tem trocado ou implantado o Calçada Seguro nas unidades da rede municipal de ensino. A pasta informou que já foram construídos mais de 30 mil metros quadrados de calçadas nas escolas.

Para auxiliar a comunidade a construir calçada, a Urbam (Urbanizadora Municipal), vinculada à prefeitura, tem equipe especializada na construção de passeio. Desde o lançamento do Calçada Segura, em 2007, a empresa já construiu 33 mil metros quadrados de calçada.

O Vale