O Procon de São José dos Campos começou ontem a fiscalizar lojas do comércio de rua e dos shoppings na cidade para verificar infrações ao direito do consumidor. A operação segue até a próxima sexta-feira. Seis fiscais percorrem o comércio e procuram problemas como anúncio de preços em desacordo com a legislação, produtos com valor diferente para venda à vista e com cartão e propaganda enganosa.
Segundo a diretora do órgão, Aparecida Borges, as vendas para o Dia dos Pais motivaram a fiscalização. “As lojas têm que cumprir aquilo que colocam nas propagandas ou nos anúncios dentro dos estabelecimentos. O consumidor tem que ficar atento ao que elas colocam nas ofertas”, disse ela. Pesquisa feita pela Fundação Procon com grandes lojas de varejo, em São Paulo, identificou diferenças de até 150% no preço do mesmo produto. Todos estabelecimentos têm unidade na região.Foram avaliados 34 itens, como computadores, câmeras e barbeadores.
A maior diferença de preço (149,25%) foi encontrada no grill da marca George Foreman, modelo Essentials Jumbo GFHE05. O valor variava de R$ 249,00 a R$ 99,90. “A melhor dica para o consumidor é pesquisar sempre. Também não deixar para sair de casa sem saber o que quer comprar”, afirmou Aparecida. Para ela, o maior problema de datas comemorativas é a compra por impulso, que compromete o orçamento familiar. Para tanto, o Procon orienta que o consumidor, antes de efetivar a compra, avalie se o preço do produto ou o valor das parcelas cabe em seu orçamento. Além de preço e modelo, também devem ser comparados as formas de pagamento, descontos, juros e eventual cobrança de frete.