São José dos Campos deve contar com nove ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Destas, 7 serão unidades de suporte básico e outras 2 de suporte avançado. Segundo a Secretaria de Saúde, a implantação do projeto ainda está em fase de negociação, pois envolve outros municípios. Inicialmente, a expectativa da prefeitura era colocar o serviço em funcionamento no segundo semestre.
“As bases operacionais ficarão distribuídas pelas unidades do Corpo de Bombeiros, por algumas UPAs Unidades de Pronto-Atendimento e Hospital de Clínicas Sul”, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, o secretário Álvaro Machuca. O Samu Regional deverá incluir os municípios de Jacareí, Monteiro Lobato, Caçapava, Paraibuna, Jambeiro, Igaratá e Santa Branca. No entanto, cada cidade terá autonomia para definir quantas bases terá. O custo do projeto não foi revelado.
“A Central de Regulação é que comandará as ações, identificando qual viatura estará mais próxima do atendimento pré-hospitalar a ser realizado”, afirmou Machuca. Essa central ficará sediada junto ao COI (Centro de Operações Integradas), na praça Afonso Pena, centro. O prefeito Carlinhos Almeida (PT) assinou no último dia 7 o decreto com diretrizes para a implantação de um Comitê Gestor Municipal de Urgência e Emergência, uma exigência do Ministério da Saúde.