Central vai informar o cidadão por telefone sobre agendamentos da Saúde

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A partir desta segunda-feira (3 de fevereiro), a Central de Agendamento de Consultas, Exames e Cirurgias em São José dos Campos passa a operar sob responsabilidade do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), em substituição ao sistema do 156.

Para os munícipes, o agendamento desses procedimentos médicos não terá mudanças. O paciente deve procurar as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Especialidades de Saúde, Hospital Municipal e Hospital de Clínicas Sul. Após requerer a consulta, ele recebe as informações sobre a data pelo telefone por meio da Central.

A Central vai agendar os procedimentos médicos e informar o munícipe as datas de consultas, exames e cirurgias por meio de contato telefônico com o usuário da rede municipal de saúde. O paciente não precisará ligar para a Central para se manter informado.

A medida tem como objetivo reduzir o número de faltas na rede municipal assim como também diminuir o tempo de espera pelos procedimentos médicos. Em 2013, por exemplo, somente nas UBS da cidade, houve um índice médio de 20% de faltas em consultas. No mesmo período, as UBS realizaram mais de 700 mil consultas.

O telefone 156, que é da central de atendimento da prefeitura, não funcionará como canal de agendamento de consultas. Ele continua prestando seu papel primordial prestar informações para o cidadão, podendo esclarecer também eventuais dúvidas de usuários da rede de saúde, mas não poderá agendar consultas médicas.