A Câmara de São José dos Campos prepara um anteprojeto para embasar a discussão sobre a possibilidade da retomada da extração de areia na cidade, proibida na cidade desde 1994.
O anteprojeto será elaborado com base nos debates que aconteceram com a comunidade, técnicos, ativistas ambientais e outras esferas.
Os parlamentares fazem mistério sobre o conteúdo do anteprojeto, mas o documento poderá entrar em votação ainda esse ano.
Há dois meses foi realizada na Câmara uma audiência pública para debater a proposta de extração de areia no município. Cerca de 300 pessoas estiveram na Casa de Leis para participar da discussão.
De acordo com o vereador Wagner Balieiro (PT), um solicitação de um projeto de regulamentação de extração de areia foi enviada pelo sindicato das indústrias do setor para a Comissão de Legislação Participativa, do qual faz parte e que é presidida pelo vereador João das Mercês Tampão (PTB). Caso seja elaborado, o anteprojeto iria para uma votação em uma audiência na Câmara para ser aprovada como projeto de lei ou não.
Mesmo fazendo parte da Comissão de Legislação Participativa, Wagner Balieiro se posiciona contra o anteprojeto e a retomada da discussão sobre a extração de areia. Opinião parecida tem Vicente Cioffi, membro do Comam (Conselho Municipal do Meio Ambiente). Ele também reforça que a sociedade já se posicionou contra a extração.
O prefeito Eduardo Cury (PSDB) disse que ainda não tomou conhecimento sobre o anteprojeto, mas reafirmou sua posição sobre o assunto.
“Ainda não sei se tem alguma novidade nessa discussão, então a minha opinião contrária à extração de areia continua”, disse Cury ao jornal O Vale.
Leia mais sobre: