A partir de hoje clientes das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo na região, devem utilizar o dígito 9 no número de celular. A mudança ainda é novidade para os usuários que se preocupam em atualizar toda a agenda telefônica. A mudança é resultado de uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), onde todos os celulares com DDD 12 ganham o nono dígito à esquerda do número atual. O nono dígito ampliará para 90 milhões as combinações possíveis para novos números telefônicos. A medida afeta cerca de 3,5 milhões de linhas habilitadas na região, considerada um dos maiores mercados do Brasil. Para se ter ideia, São José dos Campos ocupa a terceira colocação no ranking de acesso à telefonia móvel no país, da Anatel, com 155,36 acessos por 100 habitantes. Perde apenas para Salvador, com 192, 04 acessos por grupo de 100 pessoas, e Brasília, com 181,07 acessos.
Para muitos, a troca ainda gera confusão. Quem possui celulares mais modernos, ainda pode contar com o auxílio de aplicativos que atualizam, instantaneamente, todos os contatos da agenda. Já os proprietários de aparelhos mais antigos, terão que adicionar o dígito 9 manualmente. “Fiquei sabendo da mudança, mas ainda não conheço o aplicativo que promete incluir o dígito 9 nos contatos da agenda. Meu filho vai me ajudar. Acredito que muita gente se confundirá nas ligações”, disse o aposentado Luiz Yamade.
Os usuários de telefonia via rádio, como a operadora Nextel, não entram na mudança. Os números dos telefones residenciais também continuam os mesmos. Até o próximo dia 3 de setembro as chamadas que forem feitas sem o dígito 9 serão completadas. Depois deste prazo, as operadoras não serão mais obrigadas a completar a ligação, mas ainda continuam disponibilizando uma mensagem que visa alertar os clientes sobre a mudança. A expectativa é que até 3 de dezembro, quando as operadoras não são mais obrigadas a transmitir a mensagem informativa, os usuários já tenham se habituado a mudança.