SJC_2206_1 Nossa Cidade
Publicado em 22/06/2015 às 09:55

São José dos Campos e China têm interesse na produção de veículos elétricos

22/06/2015 - 22/06/2015

São José dos Campos e o governo da China selaram neste sábado (20) uma parceria de cooperação tecnológica. O entendimento ocorreu durante a visita de uma comitiva liderada pelo ministro de Ciência e Tecnologia chinês, Wan Gang, ao Parque Tecnológico da cidade. O encontro mostrou que uma das áreas de interesse mútuo envolve o desenvolvimento e a produção de veículos elétricos.

Os carros elétricos podem ser movidos exclusivamente por eletricidade ou por sistemas híbridos, que misturam combustíveis tradicionais e eletricidade. Quase todos os modelos de automóveis elétricos são híbridos e  permitem uma economia de até 50% de combustível.

Os veículos híbridos funcionam com um motor de combustão convencional, alimentado por gasolina , mas que não serve para movimentar o veículo, apenas para carregar a bateria elétrica. Essa bateria também pode ser carregada sendo ligada diretamente na tomada ou se aproveitando da chamada frenagem regenerativa. Esse sistema entra em ação quando o veículo é freado, transformando a energia cinética em eletricidade, que vai direto para a bateria.

Uma das principais vantagens dos automóveis elétricos é a redução da emissão de gás carbônico, um dos responsáveis pelo aquecimento global. Entretanto, uma das primeiras barreiras é o preço, pois ainda são muito caros.

A China é um dos países líderes no desenvolvimento de carros com essa tecnologia. Depois da reunião, o diretor do Parque Tecnológico e o prefeito puderam conhecer e dirigir um carro da BYD, acompanhados do ministro chinês.

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Urbam, já tem um projeto para desenvolvimento de um carro elétrico para prestação de serviços públicos. O projeto, batizado de Muriqui, foi apresentado aos chineses durante a reunião.

O ministro chinês convidou o prefeito, o diretor do Parque e empresários locais a visitarem a China em setembro, quando será realizada uma conferência sobre parques tecnológicos no país.

Brasil e China assinaram sexta-feira (19) em Brasília um memorando de entendimento (MdE) entre MCTI e o Ministério da Ciência e Tecnologia da China (MOST) para cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na área de parques tecnológicos.