[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
A arte circense será tema da programação do Circo Navegador em São José dos Campos. A Oficina O Riso será a primeira atividade, a partir desta segunda-feira (24) até quinta-feira (27), das 14h às 17h, na Oficina Cultural Altino Bondesan (Avenida Olivo Gomes 100 – Santana).
A Oficina O Riso é destinada a jovens atores, palhaços, circenses e outros interessados. Durante os encontros, serão compartilhadas técnicas de jogos de palhaço, consciência corporal, construção de personagem e gestualidade para picadeiro e rua. O grupo ainda pretende estimular o interesse pela pesquisa sobre o universo do palhaço, o riso e o risível.
Também estão previstas apresentações de duas peças teatrais: “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?” e “Notícia Pra Embrulhar Peixe”, que serão encenadas no sábado (29), às 14h e 16h, respectivamente, no Parque da Cidade.
O Circo Navegador é um grupo circense criado em 1997 e já montou 11 espetáculos, sendo alguns premiados e que circularam por diversas cidades brasileiras, no Chile e na Argentina. Ele também promove a pesquisa voltada às linguagens, criação e produção de espetáculos de circo e teatro, para preservar a memória do picadeiro.
Ao vencer o Prêmio Funarte 2013, a trupe vem desenvolvendo o “Funarte Artes na Rua”, com o tema “Palhaços de Todos os Tempos”. Por meio desse projeto, o Circo Navegador vem promovendo uma ação artística voltada à manutenção e difusão das artes circenses e à democratização dos acessos aos bens culturais, levando-a para aqueles que não têm por hábito frequentar espetáculos de arte em cidades do Vale do Paraíba, Vale Histórico e Litoral Norte.
A Funarte – Fundação Nacional de Artes é um órgão do ministério da Cultura que incentiva financeiramente propostas destinadas às diferentes formas de arte apresentadas em locais públicos e é uma das instituições parceiras da Fundação Cultural Cassiano Ricardo na promoção e difusão da cultura na cidade.