18º Festival do Camarão em Caraguá

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Além das 20 barracas gastronômicas, 18 delas de pratos salgados e 2 de doces típicos, o evento prevê até domingo (19/7) uma extensa programação cultural com o intuito de valorizar, preservar e promover a cultura caiçara.

Das 10h às 00h, além da programação musical, o público poderá conferir também, diversas atrações como a Casa Caiçara, que oferecerá café feito no fogão a lenha, bolo de fubá e xarope de Caraguatá; Casa da Farinha, com exposição de todo maquinário utilizado para a feitura da tradicional farinha de mandioca; cunhagem de canoa no tronco do Guapuruvu; Tenda do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos com a exposição fotográfica “Memória” e a audiovisual “Recontando Caraguá”, com depoimentos de antigos moradores sobre avida caiçara e publicações literárias; e a Tenda das Artes, com artesanato identitário de Caraguá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba para apreciação e comercialização.

No domingo,às 10h, o festival promoverá a Corrida de Canoa Caiçara em frente à Praça da Cultura. Mais que entretenimento para as famílias pesqueiras, a corrida é uma forma de resgatar e manter a tradição. Não é necessário ser pescador para participar e as inscrições deverão ser realizadas a partir das 9h. A novidade desta edição, é que também no domingo, a partir das 12h, integrando a programação do evento, será promovido o 4º Festival de Música Raiz de Caraguatatuba.

O Festival do Camarão é uma realização do Governo Municipal por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro. Mais informações: (12) 3897.5661 ouwww.fundacc.com.br.

Dia 17/7 – Sexta-feira

Às 20h – Taty e Vitor

Às 22h – Guayi canta o Mar

Dia 18/7 – Sábado

Às 13h – Helô Figueiredo

Às 15h – Julie Drummond

Às 17h – Roda de Capoeira Angola e Cultura Caiçara com o Grupo Ie Guaiá – Mestre Serginho Burihan (Alunos das Oficinas Culturais do bairro Sumaré)

Às 19h – Puxada de Rede e Samba de Roda – Mestre Angolinha (Alunos das Oficinas Culturais do bairro Perequê-Mirim)

Às 20h – Giselle Maria – Na Linha do Mar – Uma Homenagem a Clara Nunes

Às 22h – Caraguá Jazz Sinfônica e Mara Amaral

 

Dia 19/7 – Domingo

Às 10h – Corrida de Canoa Caiçara

Às 12h – 4º Festival de Música Raiz de Caraguatatuba