Suflê de espinafre

Quer dar uma diferenciada na cozinha e surpreender os convidados?
Aposte em um bom Suflê.

Erica Monquero
Blog: www.oquefacoprajanta.com.br

O suflê (o nome vem do francês “soufflé” que significa “assoprado”) é uma preparação culinária feita no forno, à base de um creme de farinha de trigo (molho bechamel), incluindo um ingrediente principal, tal como legumes, verduras, peixequeijochocolate ou outro. Pode ser doce ou salgado.

Imaginem uma massa aerada e fofa coberta por uma crostinha crocante? É assim que deve ser um suflê quando sai do forno e vai à mesa.

O suflê é bem antigo e data no século XIX. Na tradução para o português, o termo francês soufflé é o mesmo que “soprado”. Esse sopro de delicadeza que caracteriza o prato é dado pelas claras em neve. Por isso, as claras realmente precisam estar no ponto exato de neve.

Uma dica: se você não gosta de espinafre, use outra verdura ou legume conforme seu gosto, mas não deixe de experimentar este prato cheio de leveza e sabor.

 

[block]

 

Ingredientes:

01 maço de espinafre limpo

½ cebola com 02 cravos e 01 folha de louro

01 colheres (sopa) de manteiga

01 colher (sopa) de farinha de trigo

01 xícara (chá) de leite quente

2 ovos separados em clara e gema

3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

manteiga (para untar)

farinha de rosca (para enfarinhar)

 

[/block]

 

Primeira etapa:

Ferva um pouco de água com sal grosso numa panela e acrescente as folhas de espinafre. Deixe por uns 15 segundos e retire da água, escorrendo bem. Pique-o bem picadinho ou passe pelo processador e reserve.

 

Segunda etapa:

Leve ao fogo a manteiga com a farinha de trigo e deixe dourar por igual. Acrescente o leite quente, mantenha em fogo baixo e não pare de mexer. Acrescente ½ cebola com uma folha de loura presa com dois cravos para dar sabor ao molho branco, ou molho bechamel, como chamamos na Gastronomia. Mexa até engrossar. Verifique o sal, tempere com pimenta do reino e noz moscada. Reserve

 

Terceira Etapa:

Separe as claras das gemas. Bata as clara em neve e reserve.

Tenha dois potes à mão e coloque uma gema em cada.

Num dos potes, acrescente o espinafre picado e metade do molho bechamel. Misture delicadamente e reserve.

No outro pote, adicione o restante do molho bechamel e o queijo parmesão ralado. Misture delicadamente.

Divida a clara em neve entre ambos os potes e agregue muito delicadamente.

Unte dois ramekins (pote de louça branco como o da foto) com manteiga e farinha de rosca, no caso de fazer porções individuais. Caso prefira, utilize um refratário maior.

Adicione as mistures nos potes, intercalando como se fizesse camadas.

Leve para assar em banho-maria, em forno pré-aquecido, até dourar.

 

Este prato serve como acompanhamento ou ainda, como uma refeição bem quentinha e leve para estas noites mais frescas. Sirva sempre quente.

Bom apetite!