salve-as-artistas-circenses-site Fim De Semana
Publicado em 01/03/2019 às 17:17

Exposição no Centro da Juventude homenageia mulheres artistas de circo

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza, no Centro da Juventude, de 8 de março a 30 de abril, uma exposição fotográfica batizada de Salve as Artistas Circenses. A mostra faz parte do projeto Pontos de Vista e será aberta no dia 8, às 19h, com uma roda de conversa, exibição de vídeos e intervenção artística. A entrada é gratuita.

A exposição tem curadoria de Robson Jacqué e homenageia artistas mulheres do circo, retratando personalidades que comemoram 30 anos de carreira, atuantes na cidade e fora dela, mostrando a riqueza da produção artística feminina no Brasil. “Além de resgatar a memória do circo nacional, o objetivo é também destacar a força regional, que tem uma longa história”, disse Robson.

As oito fotografias que compõem a exposição variam entre os tamanhos 60cm x 120cm e 120cm x 180cm, e foram cedidas pelos fotógrafos Danilo Ferrara (que também fez toda a art design e o tratamento das imagens), Ronaldo Cahin, Allan Ferreira, Paulo Barbuto e Márcio Martins.

As artistas homenageadas são Ana Coll, integrantes do Circo Di Sóladies, Ellen Moreira, Erica Stoppel, Ana Luisa Cardoso (Palhaça Margarita), Babalu & Pipoquinha, Palhaço Xamego (nome artístico de Maria Eliza Alves dos Reis) e Larissa Maria Ramos de Carvalho. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Abertura

Batizada de Ora Mulher, Ora Artista, a roda de conversa, programada para a abertura, será conduzida por Robson Jacqué, que abordará as faces do papel feminino no ato artístico. Também serão exibidos vídeos de algumas das próprias homenageadas da mostra, contando um pouco de suas vivências. O encontro contará com intervenções artísticas das palhaças Babalu (Diane Vieira) e Bambolê (Larissa Carvalho).

 

NACD – Centro da Juventude

Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

(12) 3932-8709

Por Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Foto: Divulgação