Orquestra Sinfônica faz concerto comemorativo do aniversário do INPE

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC) fará um concerto em comemoração aos 53 anos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Será nesta quarta-feira (6), às 20h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior 84 – 3º andar).

 

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na portaria do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes 302 – Vila Adyanna). Os colaboradores do INPE podem retirá-los na secretaria da Direção do Instituto.

 

A OSSJC preparou um repertório com obras de Mendelssohn, Alberto Nepomuceno e Tchaikovsky. Sob a regência do maestro Marcello Stasi, o concerto  terá a participação do violoncelista Rafael Cesario como solista na obra “Variações sobre um tema rococó Op. 33”, de Tchaikovsky.

 

“Escolhemos algumas das obras que foram destaque da nossa programação no primeiro semestre e teremos um solista que teve um desempenho notável no concerto de abertura da temporada”, anunciou o maestro Marcelo Stasi.

 

Músico desde 2005, Cesario já realizou concertos com a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). “Estou muito feliz pela oportunidade de me apresentar novamente com a OSSJC, ainda mais por esse momento tão especial: os 53 anos do INPE. Tocar com essa orquestra, referência no cenário musical do Estado de São Paulo e do Brasil, fez um dos momentos marcantes da minha carreira este ano, e tenho certeza que novamente teremos uma noite muito agradável”, disse Rafael.

 

Fundado em 1961, o INPE é uma organização pública, líder no país para a pesquisa científica e tecnológica ligada ao espaço e de grande importância para São José dos Campos. “Estamos honrados com o convite do INPE para participar desta comemoração. É uma das instituições mais importantes da cidade e é referência nacional e internacional na área em que atua. É bom saber que o nosso trabalho pode ajudar a aproximar ainda mais o INPE da população.

 

Carlos Wuensche, chefe do gabinete do INPE, ressaltou que é uma honra ter a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos na comemoração de aniversário do Instituto. “Na semana de seu 53º aniversário, o INPE tem o prazer de receber a OSSJC para o nosso esperado concerto anual. Num instituto em que a ciência e a tecnologia são a tônica, a boa música da orquestra traz um equilíbrio feliz e desejado.”

 

A Orquestra SSJC foi criada em 2004 e conta com o maestro Marcello Stasi como regente titular e diretor artístico. A Orquestra é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora.  Além das apresentações regulares da OSSJC, o grupo possui os conjuntos de câmara: Orquestra de Cordas e Quarteto de Cordas.