Fundação traz Antônio Nóbrega para abertura do Festivale

O ator, músico e diretor Antônio Nóbrega, o ator Luís Melo, o grupo Circo Branco com o “Auto da Paixão”, a teatróloga e pesquisadora russa Elena Vássina, serão algumas das mais de 150 atrações da programação da 28ª edição do Festivale, Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba. Promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, este ano o Festivale acontece entre os dias 5 a 15 de setembro em teatros, praças, parques, espaços culturais e escolas de São José dos Campos.

O tema do festival é “Teatro para se viver: celebração”. Um cortejo com artistas e bonecões vai desfilar pelas ruas centrais de São José dos Campos para comemorar o início do evento e também convidar a população para participar dos 11 dias de intensa programação teatral realizada em todas as regiões da cidade e também nos distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.

Neste ano, quase 200 espetáculos se inscreveram para participar do evento. Desses, 23 foram selecionados em uma escolha que valorizou grupos locais e regionais, sem se esquecer dos grupos que fazem sucesso nacionalmente, cumprindo um dos objetivos do festival, que é integrar companhias de todo o país. Além de grupos do estado de São Paulo, também participam companhias do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal.

Também estão programadas palestras, oficinas, intervenções, filmes, leituras dramáticas, entre outras atividades. Para a realização do Festivale, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo fez parcerias com a Oficina Cultural Altino Bondesan, com o SESC, com o Projeto Adhemar Guerra, Secretaria Estadual de Cultura, pontos de cultura, entre outras instituições