Projeto Artes nas Ruas Cultural
Publicado em 19/06/2018 às 15:23

Casa de Cultura Lili Figureira comemora 2 anos com artistas do Arte nas Ruas

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo comemora na próxima sexta-feira (22) e domingo (24) o segundo ano de criação da Casa de Cultura Lili Figureira, localizada no Jardim Santo Onofre, região sudeste de São José dos Campos. O nome atribuído ao espaço é uma homenagem à figureira Maria Benedita dos Santos, falecida em junho de 2015, aos 96 anos.
A programação de aniversário prevê performances e atrações musicais, de palhaços e malabaristas, com artistas que integram o Projeto Arte nas Ruas, da Fundação Cultural. Na sexta, as atividades acontecem a partir das 16h, na própria casa de cultura, e no domingo, a partir das 9h, na feria do bairro São Judas Tadeu, na mesma região.
Atividades mensais
A casa de cultura oferece 15 oficinas em várias modalidades, além de diferentes vivências de música, cultura popular e teatro, atendendo cerca de 600 pessoas por mês. Também são desenvolvidos no espaço projetos como Quintal das Artes, Biblioteca Viva (com contação de histórias), Espaço Poema, Roda de Viola, além de ações culturais externas em escolas, feira-livre, ruas de lazer e poliesportivo.
Lili Figureira, nascida em Taubaté, era uma das mais conhecidas e tradicionais artistas populares do Vale do Paraíba. Em São José dos Campos, para onde veio ainda pequena, constituiu família e aprendeu a arte de fazer figuras de barro. Saber que passou aos seus filhos. Em 2009 recebeu o título de mestre da cultura.
Casa de Cultura Lili Figureira
Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre
(12) 3942-1005