Biblioteca Cassiano Ricardo tem mês especial na cidade

Para comemorar o mês do folclore, a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo traz uma programação cheia de atividades culturais para todas as idades. Haverá oficinas de origami, grupos de estudos e ainda uma exposição sobre as obras e personagens de Monteiro Lobato. As atividades começam nesta quarta-feira (7) e seguem por todo o mês. Estão programadas três diferentes oficinas de origami. A primeira será direcionada para pessoas que vão começar a aprender as técnicas da dobradura. Os participantes aprenderão a fazer animais, flores e embalagens.

Já a oficina de origami “Folclore” e “Tsuru” são direcionadas para estes únicos temas. Em folclore, os alunos vão aprender a fazer dobraduras de personagens da cultura popular. Já na oficina de tsuru, todos vão aprender a fazer o “pássaro da felicidade”, personagem folclórico japonês. O Grupo de estudo “Café com Lobato” deste mês vai se basear no livro “Urupês”, de Monteiro Lobato. O palestrante Ricardo Rezende vai dar mais destaque ao conto “Estigma”, fazendo uma análise desta história. Além disso, as obras, principalmente o Sítio do Pica-Pau Amarelo, e a vida do escritor taubateano serão discutidas.

Durante todo o mês, a biblioteca vai abrigar a exposição “Reinações”. Os visitantes poderão apreciar 16 obras contendo as caricaturas de Gabriela Andrade e os textos de Adriana Soares. O objetivo da exposição é fazer uma releitura poética e artística das obras e personagens do escritor Monteiro Lobato. Toda a programação é gratuita e as inscrições para as oficinas e para o grupo de estudo devem ser feitas pelo telefone (12) 3921-8845.