Cerca de 3 mil alunos dos nonos anos da rede municipal de ensino de São José dos Campos participam até o próximo dia 19 da seleção de trabalhos para a Expo Lajoe 2011. Os projetos estão sendo apresentados para uma equipe técnica pedagógica do Centro de Educação Empreendedora (Cedemp).
Os estudantes desenvolveram 300 projetos inovadores. Criatividade, análise de mercado, sustentabilidade, viabilidade financeira e desenvoltura, são alguns dos critérios exigidos durante a apresentação do projeto ou serviço. O objetivo do processo é selecionar os 35 melhores trabalhos. Desses, 20 serão escolhidos pela comissão composta por membros do Sebrae e de outras instituições parceiras.
Pensando em formas de ajudar quem trabalha com limpeza, um dos um dos grupos desenvolveu o “Pratbald”: um balde com suportes afixados ao seu redor para embutir os produtos de limpeza. “Vamos melhorar ainda mais a ideia. Estamos pensando em colocar rodinhas para ficar mais prático para as donas de casa”, disse a aluna Tauane Letícia Mota.
Para a coordenadora e orientadora pedagógica Carmen Lúcia Alves, todas as etapas – desde a proposta, criação e apresentação – têm um papel importante. “Todo o processo é fundamental para o desenvolvimento do aluno”, disse.
Os projetos finalistas estarão na Exposição Lajoe 2011, que ocorrerá entre 14 e 20 de outubro, no Shopping Colinas.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos