sustentare Utilidade Pública
Publicado em 06/03/2017 às 16:21

Nova empresa da coleta de lixo começou a operar em São José

A Sustentare, vencedora da concorrência pública para fazer a coleta comum dos resíduos domiciliares em São José dos Campos, já está operando na cidade. Desde a manhã de quinta-feira (2), a empresa trabalha com a frota total de 23 caminhões, prevista no contrato.

Os serviços foram prejudicados durante o feriado de Carnaval devido à greve promovida pelos sindicatos da categoria. Por isso, a população ainda sente reflexos nas ruas. Os fiscais da Urbam estão acompanhando para que a coleta seja realizada da melhor maneira possível nesta fase de transição.

A população deve continuar a disponibilizar o lixo nos dias e horários previstos em sua rua. As reclamações devem ser feitas pela central 156.

A nova coleta comum dos resíduos domiciliares será feita por quatro coletores em cada caminhão (um a mais em relação ao sistema anterior). Isso proporcionará melhor divisão de trabalho e mais agilidade no atendimento.

Essas medidas têm como objetivo oferecer um serviço com mais qualidade e menos despesas aos cofres públicos. Entre os benefícios, estão o respeito aos horários de coleta e ao sossego público, caminhões novos e mais seguros para as equipes de coleta, além de uma distribuição adequada do volume atual de resíduos.

Com a mudança no serviço de recolhimento de lixo, o salto de empregos será positivo. A nova empresa vai contratar 250 trabalhadores (200 coletores e 50 motoristas), e a Urbam proporcionará mais 60 oportunidades de trabalho.

A previsão é de que a Urbam inicie os serviços de coleta seletiva na segunda quinzena de março.

FONTE: Prefeitura de São José dos Campos