Uma das mais famosas histórias da literatura mundial é narrada em versão teatral no espetáculo “Dom Quixote – A Busca”, que será apresentado em duas sessões nesta terça (3), às 14h, e quarta-feira (4), às 10h, na EMEF Mercedes Rachid Edwards (Estrada Municipal Vereador Pedro David, 19251), em São Francisco Xavier. O espetáculo faz parte do projeto “Circulando com Quixote – Cidades Inéditas”. A entrada é gratuita.
“Dom Quixote – A Busca” é uma adaptação livre da obra de Cervantes. A peça tem dois atores e uma dúzia de cenas. Mesmo com uma centena de situações e a multidão de personagens presentes na obra original, o espetáculo de Henri Lalli vale-se da competência dos elementos essenciais do drama: a aventura, a graça dos personagens, a poesia e, principalmente, a dualidade, em que se contrapõem a razão e a loucura, a alegria e a melancolia, as lógicas do mandante e do mandado, a nobreza e a torpeza da alma, o real e o imaginário.
O diretor Fernando Aleixo busca acertar o tom poético e psicológico da história, sem pecar com simplificações burlescas nem com discursos complexos. D. Quixote e Sancho Pança ganham graça e simpatia nas peles de Luiz Terribele Jr e Silvio Favaro.
Os atores se desdobram entre objetos de cena criativos, diálogos afinados, movimentos estudados, poemas, canções e até fantoches. Através da peça, eles procuram fazer o espectador aprender sobre amizade, compaixão, idealismo e questionar sobre questões fundamentais da humanidade.
Esse é um projeto realizado com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Prefeitura de São José dos Campos, Governo do Estado de São Paulo, Programa de Ação Cultural 2012. Ele é patrocinado pela empresa Usina São João.