Zé da Viola canta modas na Casa de Cultura Eugênia da Silva

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros 110 – Novo Horizonte) recebe neste sábado (26), às 14h, o mestre Zé da Viola, que estará com violeiros em um encontro de cultura popular, cantando modas caipiras. A entrada é gratuita.

 

A reunião terá muita música e troca de experiências entre os violeiros. O grupo terá a participação de alunos que cursam a oficina de viola caipira do projeto Arte nos Bairros, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

 

A vivência tem como objetivo disseminar a cultura caipira, continuando o legado de pessoas como Zé da Viola, que recebeu o prêmio Mestre Cultura Viva da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, pela importância do seu trabalho ligado à música popular de raiz.

 

José Soares da Silva, o Zé da Viola, tem 75 anos. Ele compôs cerca de 90 músicas, 20 delas gravadas em “Produto do Paraíba”, trabalho que alerta para a poluição do rio que corta São José dos Campos. Desde quando se aposentou, há 23 anos, ele dá aulas de viola caipira, participa de grupos de Folia de Reis e São Gonçalo e se apresenta com amigos e alunos em todo o Vale do Paraíba.