[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
O Parque Vicentina Aranha, mantido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora, promoverá uma série de atividades em novembro em homenagem ao Mês da Consciência Negra. Neste sábado (08/11), haverá Roda de Capoeira, Maculelê e Samba de Roda. Oficina e apresentação de Congada e de Jongo também são destaques da programação.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data tem como objetivo lembrar a morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, a luta contra o preconceito e conscientizar sobre a importância dos negros e sua cultura na formação da sociedade brasileira. Diversas atividades foram programadas em novembro no Vicentina Aranha para celebrar esta importante data, neste sábado, às 15h, acontecerá uma Roda de Capoeira, Maculelê e Samba de Roda, comandada pelo Mestre Lobão.
Congada é uma manifestação da cultura popular de influência africana, celebrada no Vale do Paraíba. No dia 15 (sábado), das 15h às 18h, haverá uma oficina aberta ao público, que ensinará a dança e a percussão típica da Congada Valeparaibana e do Congo Mineiro. No dia 16 (domingo), o grupo Filhos de N’Zambifará um cortejo no Parque, às 10h, sob o comando do Mestre Lourenço Juventino com a participação dos frequentadores da oficina .
Em novembro também terá oficina e apresentação de Jongo, com o Grupo Mistura da Raça liderado pelo, Mestre Laudení de Souza. O Jongo é uma manifestação cultural de origem africana, dançada, tocada e cantada pelos negros que trabalhavam nas plantações de café do Vale do Paraíba e nas fazendas do sul de Minas Gerais e Espírito Santo. A oficina será no dia 22 (sábado), das 15h às 18h. Nela, os participantes aprenderão alguns passos do jongo. No domingo (23/11), o Grupo Mistura da Raça e os participantes se apresentarão ao público, às 10h.
O Encontro Filosófico deste mês abordará o tema “Ser Negro no Brasil, Hoje”, com o Dr. Sérgio Luiz Francisco. Sérgio Luiz é um cardiologista renomado na cidade de São José dos Campos. Nasceu na favela do Jacarezinho (RJ) e foi criado no Morro da Mangueira (RJ). Contrariando todas as estatísticas, formou-se em medicina em 1982. Tendo construído uma sólida história de luta por igualdade racial, seus trabalhos hoje encontram-se direcionados ao estudo de doenças associadas à raça negra. Dr. Sérgio também é poeta, músico e estudioso de samba. O Encontro será no dia 27 (quinta-feira), às 20h.
Confira a programação completa do Parque pelo site www.pqvicentinaaranha.org.br.
Atividades em homenagem ao Mês da Consciência Negra no Vicentina Aranha:
RODA DE CAPOEIRA, MACULELÊ E SAMBA DE RODA
Nossa Raiz
Data: 08/11 (sábado)
Horário: 15h
Local: quiosque São João
OFICINADE CONGADA E CONGO E APRESENTAÇÃO COM CORTEJO FILHOS DE N’ZAMBI
Oficina de Congada e Congo – Dança e Percussão
Data: 15/11 (sábado)
Horário: das 15h às 18h
Local: quiosque São João
Cortejo dos Filhos de N’Zambi
Data: 16/11 (domingo)
Horário: 10h
Local: quiosque São João
OFICINA DE JONGO COM GRUPO O MISTURA DA RAÇAE APRESENTAÇÃO DO GRUPO COM OS PARTICIPANTES DA OFICINA
Oficina
Data: 22/11 (sábado)
Horário: das 15h às 18h
Local: quiosque São João
Apresentação do Grupo Mistura da Raça com os Participantes da Oficina
Data: 23/11 (domingo)
Horário: 10h
Local: quiosque São João
ENCONTRO FILOSÓFICO
Tema: “Ser Negro no Brasil, Hoje”, com o Dr. Sérgio Luiz Francisco
Data: 27/11 (quinta-feira)
Horário: Das 20h às 21h30
Local: Sala de Leitura
Endereço do Parque Vicentina Aranha: Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP.